Escola municipal de Mossoró realiza evento em defesa do meio ambiente com a participação de diversas autoridades
A Escola Municipal Rotary Mossoró realizou evento na tarde de ontem em defesa do meio ambiente com a participação de diversas autoridades locais.
Com o tema Escola, comunidade e o meio ambiente sustentável, o evento esteve sob o comando de Wellington Barreto ao lado do diretor da escola, Kalhill Gibran Linhares, e de professores, numa ação interdisciplinar.
O momento faz parte da Conferência de Culminância da Semana do Meio Ambiente, realizada no auditório da própria escola.
Durante o evento, os alunos apresentaram trabalhos por meio dos seus textos, poesias, cartazes, painéis e maquetes. O momento teve a participação da magnífica reitora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), a professora doutora Cicília Maia; o palestrante da conferência, o professor da UERN, Ramiro Gustavo Valera Camacho, assim como a presença dos membros da Academia de Ciências Jurídicas e Sociais (ACJUS) e o representante da Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte/Fundação Vingt-un Rosado, Eriberto Monteiro.
“A importância da semana do meio ambiente da Escola Rotary é uma recomendação da Organização das Nações Unidas (ONU) através do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e isso vem sendo feito desde 1972. Este ano a culminância foi dia 5, que é o Dia do Meio Ambiente, realizado no reino da Arábia Saudita. A ONU recomenda que órgão de governo debatam o tema. Então, a disciplina de Geografia debateu 15 dias na escola a questão do meio ambiente sustentável de Mossoró, do Brasil e do Mundo”, explicou o professor de Geografia da escola, Wellington Barreto.
Wellington Barreto é professor da escola Rotary Mossoró, presidente da Academia de Ciências Jurídicas e Sociais de Mossoró (ACJUS), membro da Academia Mossoroense de Letras (AMOL), advogado, escritor e grande defensor das causas culturais e ambientais.
Segundo o próprio Wellington, “Todos participaram, numa grande integração: alunos, comunidade, professores, coordenadores e intelectuais representantes de diversas academias literárias e científicas de Mossoró. Foi um trabalho magnífico que também focou, principalmente, um tratado de conscientização. E que os alunos possam colocar em prática o que foi debatido, discutido perante a sua família, perante a comunidade em que ele mora e perante os espaços geográficos naturais ou não que eles ocupam”.
O representante da Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte/Fundação Vingt-un Rosado doou três exemplares do livro “As macaquices do macaco“, de autoria de Patrícia Zirca de Medeiros. A obra é uma fábula poética com temática de preservação ambiental e recebeu o selo da Coleção Mossoroense.
“O evento foi uma ótima oportunidade dos alunos conhecerem o tema ambiental e ter a conscientização do seu papel perante a sociedade. O professor Welington Barreto e a equipe da escola está de parabéns pela realização deste evento”, comentou Eriberto Monteiro.
A escola disponibilizou mudas de plantas e diversas obras literárias para distribuir gratuitamente entre os alunos e seus pais ou responsáveis.
As atividades tiveram o apoio da Academia de Ciências Jurídicas e Sociais de Mossoró (ACJUS), da Universidade do Estado do RN (UERN), a participação do representante da Fundação Vingt-un Rosado/biblioteca municipal, ,a participação dos funcionários do Rotary, a participação da comunidade em geral e apresentações musicais dos violeiros Antonio Domingos e Aldaci de França e o saxofonista Ronaldo Alves.
A aluna do 9º ano, Laianne Rakelly, cantou o Hino Nacional e Wellington Barreto regeu a plateia formada majoritariamente pelos alunos da escola.
A TV Cabo Mossoró (TCM) fez a cobertura jornalística, assim como Lucas Orietnom e Walmir Alves os registros fotográficos.