Presidente da Fundação Vingt-un Rosado aniversaria hoje com grande desafio de manter a instituição

O presidente da Fundação Vingt-un Rosado, Dix-sept Rosado Sobrinho aniversaria hoje com grande desafio de manter a instituição de pé.

Dix-sept Rosado Sobrinho é considerado a mola propulsora e o grande abnegado da Fundação Vingt-un Rosado desde que o seu patrono faleceu e, mais do que tudo, essencial para a manutenção da entidade lítero-cultural mossoroense.

Homem honesto, dedicado, lúcido e contido nas suas decisões, ele é o espelho do próprio pai, Vingt-un Rosado. Sua abnegação fez a Fundação chegar em 2024 ainda em atividade, mesmo após o falecimento de Vingt-un, ocorrido em dezembro de 2005.

É um enorme prazer conhecer e conviver com o doutor Dix-sept Sobrinho e contribuir um pouco com a manutenção da Fundação Vingt-un Rosado. Sinto ausência das autoridades locais em valorizar a Fundação pelo valor que ela representa para a cidade e merece. Convido as pessoas, autoridades ou não, a se juntarem nesta luta de manter a Coleção Mossoroense, verdadeiro tesouro mossoroense, de inestimável grandeza. Doutor Dix-sept é um grande guerreiro em manter, de forma solitária, este grandioso tesouro. Muita saúde e força para ele continuar resistindo nesta árdua caminhada“, comentou Eriberto Monteiro, colaborador da Fundação Vingt-un Rosado e funcionário público municipal.

A Fundação Vingt-un Rosado, composta pela Coleção Mossoroense, pelo Memorial Vingt-un Rosado e o acervo de Ozelita Cascudo Rodrigues, ocupa atualmente o terceiro andar da Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte.

Tio Dix-Sept é uma figura humana ímpar! Excelente filho, pai exemplar e um familiar muito valoroso“, declarou Vingt-un Neto emocionado.

Amigos de longas datas, o professor, advogado e presidente da Academia de Ciências Jurídicas e Sociais de Mossoró (ACJUS), Wellington Barreto, comentou a respeito do aniversariante. “Doutor Dix-sept, acadêmico da ACJUS e da AMOL, presidente da Fundação Vingt-un Rosado é uma pessoa muito importante na geografia humana de Mossoró. Na geografia cultural, social e educacional da cidade. Nós temos por ele um grande respeito como cidadão, como professor, como intelectual e como pessoa que mantém a tradição de apoiar e desenvolver o setor cultural mossoroense. A ACJUS tem por doutor Dix-sept grande admiração, grande respeito e gratidão por contar com uma pessoa no nível dele nos quadros da nossa instituição“.

Conheça abaixo um pouco da pessoa de Jerônimo Dix-sept Rosado Maia Sobrinho

O aniversariante é graduado em medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), pós-graduação em Pediatria e Puericultura também pela UFRN.

Dix-sept Sobrinho tem título de Especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria, já foi Secretário Municipal de Saúde de Mossoró/RN e presidente do Conselho Estadual dos Secretários Municipais do Rio Grande do Norte.

Atualmente é Professor do Curso Médico da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e responsável pelo projeto ‘Sonhos de América‘, onde ele e mais outros colegas médicos saem pelas comunidades carentes fazendo atendimento de forma gratuita.

Também atuou como médico pediatra no ambulatório da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) Mossoró/RN e na Pastoral da Criança de Mossoró.

Publicou diversos textos em livretos/plaquetes e o livro “Mosaico do tempo” (2013), com o selo da Coleção Mossoroense.

Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Pronto-socorro infantil e Saúde Materno-Infantil. Ele também  já foi membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CONSEPE da UERN, e do Núcleo Docente Estruturante da FACS também da UERN.

Ele é escritor e membro de várias instituições acadêmicas e afins como Academia Mossoroense de Letras (AMOL), Academia de Ciências Jurídicas (ACJUS), Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN), da Associação dos Escritores de Mossoró ( ASCRIM), além do Instituto Cultural do Oeste Potiguar (ICOP).