Academia de Ciências Jurídicas e Sociais de Mossoró iniciou o calendário de atividades previstas para 2024 com Sessão Solene

A Academia de Ciências Jurídicas e Sociais de Mossoró (ACJUS) iniciou o calendário de atividades previstas para 2024 com Sessão Solene.

O evento aconteceu na noite do dia 8 de março, no auditório da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte, sala Padre Mota, localizado na rua Doutor João Marcelino, 511, bairro Santo Antônio,

Em 2024, ano acadêmico da ACJUS, será dedicado ao confrade Petronilo Hemetério Filho, titular da cadeira 17, um dos sócios fundadores, fundador e ex-presidente da Academia Patuense de Letras (APLA).

A abertura do calendário institucional, não poderia ter sido melhor. A data alusiva ao dia internacional da mulher, foi comemorada com entusiasmo, conhecimento e emoção. Tudo extremamente pensando, organizado e realizado com êxito“, comentou Wellington Barreto, presidente da ACJUS.

A Sessão Solene teve início com apresentação do Grupo Incanto ACJUS, entoando o hino nacional e o hino da ACJUS, além do clássico bolero Besame Mucho, obra mundialmente conhecida de autoria da pianista, cantora e compositora mexicana, Consuelo Velázquez.

A composição da mesa foi formada pelas seguintes autoridades: o acadêmico e presidente da ACJUS, José Wellington Barreto; o presidente de honra da ACJUS, acadêmico Elder Heronildes da Silva; a benfeitora do Palácio Cultural Acadêmico Milton Marques de Medeiros, acadêmica Zilene Conceição Cabral Freire de Medeiros; a desembargadora Maria Zeneide Bezerra; a magnifica reitora Cicília Raquel Maia Leite; o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, o representante da Governadora Fátima Bezerra, prof.ª Ana Maria Morais; o desembargador e presidente do TRE, Dr. Cornélio Alves de Azevedo Neto; o representante do Fórum Silveira Martins, Juíza Carla Virginia Portela da Silva Araújo; a Dra. Bárbara Paloma Fernandes de Vasconcelos(ABMCJ) e o vereador Edson Carlos, representando a Câmara Municipal de Mossoró.
O cerimonial ainda registrou inúmeras autoridades e lideranças acadêmicas, sociais, culturais, educacionais, empresariais, agentes públicos e familiares.

Os oradoras da sessão foram: a acadêmica Welma Maria Ferreira de Menezes, o acadêmico Francisco Marcos de Araújo, a magnifica reitora Cicília Raquel Maia Leite e a desembargadora Maria Zeneide Bezerra.

Foram brilhantes em suas falas, diga-se de passagem, orações que encheram de brilho o rosto dos presentes, haja vista que os temas elencados foram no sentido de enaltecerem a história de luta e conquistas das mulheres, elevando em muito a autoestima, não só das mulheres, mas de todos os presentes“, Elogiou Wellington a brilhante participação dos oradores.

Ainda durante o evento, representando as mulheres mossoroenses e norte-rio-grandenses, a ACJUS prestou tributo à Adriana Carla Alves Bento, Ana Lúcia Oliveira Aguiar, Cicília Raquel Maia Leite, Francilene Fernandes de Souza e Maria Zeneide Bezerra com o Diploma de Honra ao Mérito, Reitora Maria Gomes de Oliveira. Honraria de muita importância no contexto mossoroense e potiguar e que se concede às mulheres inspiradoras.

Dando prosseguimento, teve a apresentação dos professores da Casa do Piano Mossoró, da volta do Grupo Incanto ACJUS com a participação do juiz de direito Dr. Evaldo Dantas Segundo.

Para Wellington Barreto, o sucesso do evento se deu pela participação dos acadêmicos da ACJUS, das autoridades e do público em geral. E agradece: “O nosso corpo acadêmico, o qual agradecemos e foi fundamental para o brilhantismo do evento. Ele foi representado por mim, Elder Heronildes da Silva, Zilene Conceição Cabral Freire de Medeiros, Ângela Maria Pereira R. de Oliveira Gurgel, Joana Darc Fernandes Coelho, Geraldo Maia do Nascimento, Paulo de Medeiros Fernandes, Petronilo Hemetério Filho, Antonio Clóvis Vieira, Francisco Péricles de Amorim, Afrânio de Oliveira Leite, Francisco Marcos de Araújo, Welma Maria Ferreira de Menezes, Zélia Macedo Heronildes, Maria Auxiliadora Tenório Pinto de Azevedo, Sérgio Fernandes Coelho, Antonio Marcos de Oliveira, Franci Francisca Dantas e Everkley Magno Freire Tavares“.

O presidente da ACJUS continua com os agradecimentos: “Agradecemos e registramos as representações de mais de duas dezenas de instituições culturais, sociais, políticas e jurídicas, nas quais elencamos, a AMARP, AMOL, AFLAM, OAB, APAE, UERN, TJRN, TRE, FIACMM, FACULDADE CATÓLICA DO RN, APLA, ALAM, 365 GRAO, REDE FEMININA DE COMBATE AO CÂNCER DE MOSSORÓ, Rotary Clube de Mossoró, CASA DO PIANO MOSSORÓ, PREFEITURA DE MOSSORÓ, CÂMARA MUNICIPAL, REDE SEM FRONTEIRAS, TCM TELECOM CANAL 10, FM 105, além de outras instituições, igualmente importantes. Agradecemos também ao prefeito de Mossoró, RN, Allyson Bezerra e sua esposa Cinthia Raquel, Ex-deputado Beto Rosado, ex-prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini, juízas Carla Virginia Portela da Silva Araújo, Cinthia Cibele Diniz de Medeiros, a presidente do Rotary Maria da Conceição Soares Fernandes, o juiz Evaldo Dantas Segundo, ao Presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Desembargador Cornélio Alves de Azevedo, a prof.ª Ana Maria Morais, representante da Governadora Fátima Bezerra e da Sec. De educação Socorro Batista, ao Dr. Raul Santos, procurador geral do município de Mossoró, a Dra. Bárbara Paloma Fernandes de Vasconcelos, representante da Associação de Brasileira de Mulheres da Carreira Jurídica, a Magnifica Reitora da UERN, prof.ª Dra. Cicília Raquel Maia Leite (homenageada), a Desembargadora aposentada do TJRN – Maria Zeneide Bezerra – (homenageada), a prof.ª Dra. Ana Lúcia Oliveira Aguiar, a enfermeira Francilene Fernandes de Souza (homenageada), a agente comunitária de saúde, Adriana Carla Alves Bento (homenageada), ao vereador Edson Carlos, a representante da FAPERN, prof.ª Márcia Gurgel, a representante do Grupo 365 GRAO, Vilma Barbosa, a vice-presidente da APAE, Magali Holanda, a prof.ª Dra. Erika Fernandes Benjamim, diretora acadêmica da Faculdade Católica do RN, ao Padre Demétrio de Freitas Júnior, vice-diretor do Colégio Diocesano e da FUNSERN, a confreira Margareth Freire de Souza, presidente da AFLAM, a Dra. Patrícia Jovelina, a presidente da AMARP, confreira Franci Francisca Dantas, a Francinete Fernandes de Souza, Augusto Roberto Filho, Geraldo Fernando de Souza, Francisco Weverton Monteiro, Cecília Anália Pereira Barreto, Roberto Carlos Pereira Barreto e a todos que contribuíram direta ou indiretamente para o êxito desse memorável evento em homenagem as mulheres no dia internacional“.

O presidente da Fundação Vingt-un Rosado, Dix-sept Rosado Sobrinho, que também é acadêmico da ACJUS, esteve ausente do evento. Sua ausência se deu por questão de saúde, pois estava em Natal para controle cardiológico.

Um evento marcante. Uma noite histórica“, concluiu Wellington.


Fotos Célio Duarte, Valmir Alves e do corpo acadêmico.

Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!