Livro com selo da Coleção Mossoroense será lançado em abril na cidade do Natal “Memorial Político dos Veras e Saldanhas”

O livro “Memorial Político dos Veras e Saldanhas” que recebe o selo da Coleção Mossoroense será lançado em abril na cidade do Natal.

A obra é de autoria de Galbi Saldanha e Fabiano André Veras e será lançado na noite do dia 18 de abril, no salão nobre da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

“Memorial Político dos Veras e Saldanhas é uma obra que mergulha nas intricadas histórias políticas das famílias Veras e Saldanha, cujas origens remontam ao Ceará e que desempenharam papéis fundamentais na construção da história da região de Catolé do Rocha e Brejo do Cruz, na Paraíba. O ponto focal da narrativa é a descendência do Capitão Joaquim da Silva Saldanha, que, ao unir-se a Francisca Joaquina Fernandes Maia, também conhecida como Chiquinha do Mulungu, estabeleceu-se na Paraíba por volta de 1830.
A obra explora igualmente os descendentes de Cosma Rodrigues Veras, que migraram do Ceará para a região de Campo Grande (RN), em torno de 1834. Ao abordar as trajetórias políticas de ambas as famílias, este livro oferece uma análise detalhada dos mandatos das duas famílias desde 1874, abarcando diversos cargos, como deputados estadual e federal, intendente, prefeito, vereador e até mesmo governador.
Além disso, o texto se aprofunda na história de Diogo Maia e Felícia, irmãos de Chiquinha do Mulungu, ampliando a pesquisa para compreender as complexas redes familiares envolvidas na trama política local. Ao resgatar a memória de personagens que desempenharam papéis de destaque ao longo do tempo, a obra contribui, significativamente, para a compreensão da formação cultural, política e econômica da região em que essas famílias se estabeleceram e deixaram seu legado.
O livro se destaca pela pesquisa minuciosa e pela habilidade narrativa de seus autores, proporcionando uma leitura envolvente e esclarecedora. “No Rastro da Política Veras e Saldanha” emerge como um registro indispensável para aqueles interessados na compreensão da trajetória política local, proporcionando uma análise aprofundada e acessível das figuras que moldaram essa região da Paraíba ao longo dos anos”, relata Luiz Mariz de Araújo Filho. Como ele mesmo diz, “Um apaixonada pela história a pala genealogia”