Acadêmica de 97 anos de idade é homenageada durante evento cultural

Acadêmica de 97 anos de idade, Neci Bezerra de Albuquerque, foi homenageada durante evento cultural da Academia Mossoroense de Literatura de Cordel (AMLC).

A homenagem aconteceu na tarde/noite de ontem no auditório jornalista Dorian Jorge Freire, localizado na Estação das Artes Elizeu Ventania.

O evento contou com o apoio da Fundação Vingt-un Rosado que presenteou a homenageada com um kit literário através do colaborador Eriberto Monteiro.

Parabenizo a senhora Neci pela disposição e por ser inspiração para os jovens. Tanta energia nos inspira e nos ainda confiante na caminhada cultural de incentivo as gerações“, comentou Eriberto Monteiro.

Neci Bezerra é patrona e ocupante da cadeira 33 da Academia Mossoroense de Literatura de Cordel. Durante as homenagens, ela lançou o seu livro “A Vida em Poesia” e teve como mestre de cerimônia Carlos Adams.

O presidente da Academia Mossoroense de Literatura de Cordel (AMLC), Gualter Alencar esteve presente e comandou as homenagens da AMLC na noite de ontem.

Nossa poetiza Neci faz parte da Academia Mossoroense de Literatura de Cordel, ocupante e patrona da cadeira de número 33. Ao lado de Maryed, sua amiga e poetiza da nossa academia, fazem um registro histórico da força feminina na participação envolvente com Sirlia Lima, Ana Carla Azevedo e Magali Holanda. Elas respondem ao pioneirismo das mulheres potiguares“, declarou Gualter Alencar.

Os poetas violeiros Raimundo Lira e José Di Rosa Maria fizeram parte das homenagens através da cantoria de viola. A Fundação publicou uma das homenagens que pode ser assistida no canal na Fundação Vingt-un Rosado no YouTube.

DEPOIMENTO DA ESCRITORA HOMENAGEADA NECI BEZERRA DE ALBUQUERQUE

“Meu nome verdadeiro é Raimunda Bezerra de Albuquerque, mas sou conhecida por Neci. Este é o meu nome de fantasia do qual eu gosto muito e é de total aceitação. Meu pai é João Monteiro de Melo, pertencendo à família Bezerra, e a minha mãe, Sofia Maria da Conceição, é da família Elói e Souto (ambos já falecidos). Nasci em Janduís, que na época era município de Caraúbas. Portanto, sou considerada caraubense e me orgulho de ser rio-grandense-do-norte. Tenho o signo de Cristo por ser do dia 26 de dezembro. Casei-me com José Júlio de Albuquerque e tenho quatro filhos: Judith Bezerra Albuquerque de Araújo, Herta Maria de Albuquerque Silva, José Anchieta de Albuquerque e José de Arimatéia Bezerra de Albuquerque. Sou fã da natureza e amo a poesia. Sou cumpridora dos meus deveres, dediquei parte de minha vida zelando pela minha profissão: professora do 1º grau, oportunidade em que pude ajudar muitas crianças e adolescentes. Portanto, tenho a honra de ver coroado de êxito todo o meu esforço, vendo em todas as áreas, das mais humildes às mais brilhantes, atuarem meus ex-alunos como bons profissionais. Agradeço a Deus, com humildade e amor, a tarefa que me foi concedida e que eu pude compartilhar com tantas pessoas. Muito obrigada, Senhor!”

Neci Bezerra de Albuquerque