Obras com o selo da Coleção Mossoroense são apresentadas ao público

As obras com o selo da Coleção Mossoroense são apresentadas ao público: “Anayde Beiriz: nascimento e morte“, de Fabiana Agra e José Ozildo dos Santos; e “Cangaço, folclore, religiosidade e literatura – Algumas reflexões sobre“, de Carlos André.

As publicações receberam o selo da Coleção através da edição do escritor, editor e pesquisador Kydelmir Dantas que hoje mora na Paraíba. Elas farão parte da série B, com os números 2829 e 2830 respectivamente.

Foi uma grata surpresa receber estas obras da Coleção Mossoroense por meio do pesquisador Kydelmir Dantas. Ele sempre tem contribuído novas publicações, enriquecendo ainda mais o acervo da Fundação Vingt-un Rosado“, comentou Eriberto Monteiro, um dos editores da Coleção Mossoroense e coordenador de reestruturação da Fundação Vingt-un Rosado.

OS títulos teveram o apoio cultural da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço, do Cariri Cangaço, do Parahyba Cangaço, sendo a impressão executada na Monocromarte serviços Gráficos.

Acompanhe abaixo as biografias dos autores:


FABIANA DE FÁTIMA MEDEIROS AGRA

Advogada e jornalista, sertanista e escritora. Autora das trilogias “Picuí do Seridó” e “Retirantes da Democracia” e dos livros “A Diáspora no Sertão do Seridó: anotações sobre a presença de descendentes dos cristãos novos no Seridó” e “As andanças de Antonio Silvino pelos sertões do Seridó e Curimataú. Coautora em 11 livros sobre política.


JOSÉ OZILDO DOS SANTOS

Professor universitário, historiador e bibliográfico. Autor dos livros “Contribuição à história eclesiástica de Patos”, “Vultos do clero potiguar (I e II) e “Terras paraibanas” (inédito)


CARLOS ALBERTO DA SILVA

Filho de Marilene Lopes da Silva e José Olavo da Silva, ambos naturais de São João Tomé-RN, foi concebido na terra de Poti mas, por ironia da migração do povo nordestino, nasceu em São Paulo-SP. Irmão de Tersa Cristina, Alexandre Magnus, Arivonaldo Kléber, Antonio Ary e Signorelli Oliveira. Técnico em Agropecuária pelo Colégio Agrícola de Jundiaí (atual EAJ-Macaíba) na turma de 1983 a 85; graduado em Economia pela UFRN. Poeta de bancada e pesquisador de temas inerentes ao Nordeste brasileiro, notadamente, Cangaço, Misticismo e Literatura de Cordel. Este folheto foi originado pela importância de homenagear seus antepassados e, também, da narrativa oral de dois protagonistas de parte desta história: Zé Targino (narrador) e Zé Olavo (pai e protagonista da promessa “mal paga”). Quanto à forma poética, este folheto contém 32 estrofes, sendo 31 sextilhas e uma oitava ou quadrão mineiro, usado no acróstico, de 7 sílabas.