Depoimento a respeito da execução do projeto literário e homenagem a Maria do Carmo de Farias.

“Este projeto literário surgiu a partir do desejo de homenagear minha tia Maria do Carmo de Farias no centenário de seu nascimento. Após pensar bastante, cheguei a uma conclusão: nada melhor que publicar oficialmente o livro dela pela conceituada editora Fundação Vingt-un Rosado/Coleção Mossoroense. Também achei que deveria aproveitar esta edição para deixar assinalada por escrito a essência de sua história singular, que me foi repassada por ela mesma nos preciosos momentos em que tivemos o privilégio de interagir. Nessas ocasiões, minha amada tia demonstrava uma preocupação: manter vivos e registrados fatos relativos à origem e ao crescimento de nossa família, já que ela passou a ser a mais longeva de todos os membros após o falecimento de seus genitores. Como forma de retribuição/gratidão e com o apoio de sua filha (Eide Dantas de Farias), tomei a iniciativa de escrever uma breve biografia a qual foi encartada no livro. De modo que a memória de Maria do Carmo de Farias e a história de nossos antepassados ficaram eternizadas e servirão de referência para as próximas gerações. Gostaria de salientar que, desde os oito anos de idade, seu passatempo predileto era a leitura. Começou com O grande industrial de Jorge Ohnet – um romance histórico de cavalaria e de exaltação da fé cristã. Tanto que, durante seu tempo de residência em Mossoró, costumava tomar emprestados livros da biblioteca pública municipal. Foram centenas deles. Curiosamente, a partir de agora, seu único livro (O fantástico gato Pirata) passa a integrar o acervo da referida biblioteca e poderá ser lido por quem o desejar. Dessa forma, mesmo após sua partida definitiva, esta publicação contribuirá para compartilharmos um pouco de sua vida e seguirmos todos honrando sua memória”.

Josselene Maria Marques Ferreira

Os sobrinhos da autora, o ilustrador da obra Djou Marques e a professora Josselene Marques
A autora e seus sete filhos. Da esquerda para a direita, Edson, Everton, Evilásio, Maria do Carmo, Eide, Eduardo, Edmilson e Epitácio.
A autora e seus sete filhos. Da esquerda para a direita, Edson, Everton, Evilásio, Maria do Carmo, Eide, Eduardo, Edmilson e Epitácio.
Eide Dantas de Farias (filha da autora) exibe o livro de sua mãe.
Três gerações numa única foto: Ao centro, sentados, o casal Evilásio (filho da autora) e Glaubia (sobrinha e nora da autora), ladeados por seus dois filhos Yasmine (à esquerda) e Jivago (à direita). De pé da esquerda para a direita, Esthela e Daniel (bisnetos da autora) e Karoline (nora do casal).