Fundação Vingt-un Rosado apresenta mais uma obra com selo da Coleção Mossoroense

A Fundação Vingt-un Rosado apresenta mais uma obra com selo da Coleção Mossoroense: “O Gato Pirata”, de autoria da Maria do Carmo de Farias (in memoriam).

A publicação do livro integra o projeto da professora Josselene Marques, do ilustrador Josenilson Marques, sobrinhos, e Eide Dantas de Farias, filha da autora.

A editoração faz parte do centenário de nascimento de Maria do Carmo de Farias, inclusive com o lançamento do selo comemorativo de nascimento da autora. Ela acompanha um encarte com registros fotográficos e escritos da história da autora e de sua família.

Minha tia era tal qual um livro mágico repleto de histórias reais, com especial destaque para as que tratavam da origem e formação de nossa família. Invariavelmente, sua memória extraordinária vinha à tona nas ocasiões em que eu a provocava com perguntas. Ao respondê-las, ela me encantava e viajávamos juntas, ora pelo passado, ora pelo presente. Os fatos eram sempre narrados com admirável riqueza de detalhes – todos eles muito bem contextualizados“, comentou Josselene Marques a respeito da autora.

A obra foi publicada em 2018 com selo independente e edição limitada para distribuição entre os familiares para presentear e comemorar os 95 anos da escritora.

A segunda edição também é um presente para os mais de cinco mil títulos publicados com o selo da Coleção Mossoroense, selo este com mais de 70 anos de existência e um dos maiores movimentos editoriais do Brasil.

Agradecemos aos idealizadores pela homenagem que fizeram à Coleção Mossoroense através da publicação do livro infantil O Gato pirata, da inesquecível Maria do Carmo. A homenagem a ela é muito merecida. Quando a professora Josselene nos procurou aceitamos participar do projeto e homenagear sua tia, de saudosa lembrança”, expressou o editor da Coleção Mossoroense, Eriberto Monteiro.

Josselene explica a convivência que teve com sua tia e a idealização da publicação: “Vez por outra, além das datas, ela dizia até o dia da semana do ocorrido. Observei que dentre as suas memórias mais recentes, uma história era contada com bastante frequência porque ela admirava a esperteza e a inteligência do personagem principal. Refiro-me ao gato Pirata que, de tanto visitá-la a busca de alimento, acabou ganhando também a sua simpatia. De modo que resolvi, então, registrá-la em vídeo e, posteriormente, em formato de livro. Em 2018, imprimimos a primeira edição, limitada, que foi distribuída entre os familiares mais próximos, sendo um presente bem acolhido pela autora em seus 95 anos“.

E continua: “Em 2022, ano do centenário de nascimento de Maria do Carmo de Farias, eu, o ilustrador Djou Marques e a filha dela, Eide Dantas de Farias, montamos um projeto de reedição deste livro. Infelizmente, já na estrada do centenário, Maria do Carmo de Farias precisou fazer uma conversão rumo à Casa do Pai e assim garantir seu descanso eterno, partindo a menos de dois meses do dia de seu aniversário. Assim sendo, fomos obrigados a adiar esta publicação para vivermos o nosso luto. Mais de um ano após sua partida, retomamos o projeto para esta homenagem póstuma e é com imenso prazer que compartilhamos esta história real com você“.

A professora Josselene Marques é escritora e parceira da Fundação Vingt-un Rosado. Ela foi uma das vencedoras do Concurso Literário Coleção Mossoroense 70 anos, categoria Crônica. Ela é irmã o ilustrador Josenilson Marques, artisticamente conhecido como Djou Marques.

Djou é responsável pelo sucesso das ilustrações das obras da Coleção Mossoroense, “A princesa Glória no planeta dos animais“, da autora Glória Maria de Melo e “As macaquices do macaco”, de Patrícia Zirca de Medeiros.

Foto do perfil de joilsonmarques29joilsonmarques29👏👏 Parabéns!!!ResponderVer tradução

Eide Dantas de Farias (filha da autora) exibe o livro de sua mãe.

O ilustrador Djou Marques ao lado da professora Josselene Marques (ambos sobrinhos da autora) ao lado do editor da Coleção Mossoroense, Eriberto Monteiro