Academia Mossoroense de Literatura de Cordel realiza evento cultural em parceria com a Fundação Vingt-un Rosado

A Academia Mossoroense de Literatura de Cordel (AMLC) realizou evento cultural em parceria com a Fundação Vingt-un Rosado.

O evento foi realizado na manhã de hoje na Estação das Artes Eliseu Ventania, localizada no centro urbano de Mossoró.

O escritor Eriberto Monteiro esteve presente, falou um pouco sobre a Coleção Mossoroense e representou a Fundação Vingt-un Rosado.

É sempre importante participar de eventos que enaltece a cultura nordestina. A Fundação novamente apresenta uma parceria de sucesso, entre ela e a academia de cordel que tem a frente Gualter Alencar“, comentou Eriberto Monteiro.

Os poetas violeiros José Di Rosa Maria e Raimundo Lira fizeram apresentação poética ao som da viola para todos os presentes através do projeto “Violas e repentes“.

Alunos do Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana (CEIPEV) estavam presentes ao lado da professora de Português Maria Lúcia Soares Nogueira pela eletiva de literatura de cordel. Cada aluno recebeu um kit de cordel composto por 8 cordéis da Coleção Mossoroense ofertado pela Fundação Vingt-un Rosado e pelo colaborador Eriberto Monteiro, totalizando algo em torno de 150 cordéis.

A Academia Mossoroense de Literatura de Cordel é uma instituição idealizada e presidida pelo poeta Gualter Alencar. Ela tem sede e palco principal de seus eventos a Estação das Artes Eliseu Ventania e tem espalhado diversas cordeltecas em várias instituições educacionais de Mossoró, dando acesso a poesia de cordéis aos 4 cantos da cidade.

Ontem a Academia Mossoroense de Literatura de Cordel encerrou os trabalhos do ano de 2023 juntamente com as escolas parceiras dos projetos “Cordelteca na biblioteca“, “Caravana cultural” e “Violas e repentes“. A escola Eliseu Viana foi a contemplada com a eletiva de literatura de cordel cuja professora Lúcia, do primeiro ano. Nós tivemos a oportunidade de trabalhar a cantoria com Raimundo Lira e José de Rosa Maria e a participação da Coleção Mossoroense através de Eriberto Monteiro que fez a doação de 20 kits de cordel.” explicou Gualter.

O evento teve apoio da guarda municipal de Mossoró e de Elisabeth Menezes, funcionário pública lotada na Estação das Artes Eliseu Ventania. Além do apoio, ela foi responsável pelos registros fotográficos do evento.

Para nós foi de grande valor porque o encerramos o ano de 2023 com bastante sucesso e fortalecemos cada vez mais os projetos da Academia Mossoroense de Literatura de Cordel“, finalizou o presidente da AMLC.

Durante o momento cultural matinal foi oferecido um lanche a todos os participantes e sorteios literários.