Escritor faz entrega de obra da Coleção Mossoroense de sua autoria

O escritor, pesquisador, professor e advogado Wellington Barreto fez a entrega da obra de sua autoria, IN MEMORIAN – UMA MERECIDA HOMENAGEM DE GRATIDÃO ÀS LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS DE MOSSORÓ, ao colaborador da Fundação Vingt-un Rosado, Eriberto Monteiro.

A entrega aconteceu na manhã do dia 2 de dezembro no Palácio Cultural Acadêmico Milton Marques de Medeiros, sede da Academia de Ciências Jurídicas e Sociais de Mossoró.

O lançamento da obra fez parte da programação de aniversário de 9 anos de fundação da Academia de Ciências Jurídicas e Sociais de Mossoró, ocorrido no dia no final de novembro, o teatro Dix-huit Rosado.

O livro IN MEMÓRIA é uma homenagem às lideranças comunitárias de Mossoró. É acima de tudo um, documento histórico que relata a história de um fenômeno do corpo social chamado movimento comunitário, movimento esse que foi muito atuante em nossa cidade, principalmente a partir de 1980 a 2012, período que se denominou de ouro, quando muitas conquistas foram alcançadas para as comunidades mossoroenses“, comentou Wellington.

A obra está sendo vendida ao preço de 70 reais e qualquer interessado pode procurar o autor na sede da ACJUS, localizada na rua Cleodon Almeida, 100 ou procurar Eriberto Monteiro na sede da Fundação Vingt-un Rosado, terceiro andar da Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte.

Nomes como o de Raimunda Alves de Macedo (Nova Vida), Evilásio Freire (Alto de São Manoel), Expedito Dantas (Carnaubal) Antonio de Helena (Nova Vida), Afonso Araújo (Pereiros), Humberto Lima (Redenção), Socorro Almeida (Redenção), Irmã Salete (Abolição III), José Salvador (Abolição II), Manoel Inácio (Abolição II), José Justino (Ilha de Santa Luzia), Toinha dos Pintos (Costa e Silva), Seu Chiquinho (Liberdade), Nilson Leonel (liberdade), Alcino Quinane (Liberdade), Mário Mendes (Dom Jaime), Rita Mota (Wilson Rosado), Dona Cosminha (Bom Destino), Mirindanha (Bom Destino), José Henrique (Bom Destino), Dona Maria Nilza (Bom Jardim), José Moreira (Boa Vista), José Andrade (Santo Antonio), Dona Tinha (Santo Antonio), Maria Correia (Barrocas), Antonio Martins (Sussuarana), Duclécio (Teimosos), Ana Lúcia (Abolição IV), Altivo Paiva (Abolição IV), Manoel Pimenta (Abolição I), Manoel Costa de Andrade (Santo Antonio-Abolição I) Luiz Pinto, Milton Marques de Medeiros, Pedro Pereira (Wilson Rosado), Angelina Lindalva (Bom Jardim), Chagas do Camurupim (Camurupim), João Martins (Abolição I), José Rodrigues (Walfredo Gurgel), José Vieira (Rancho da Caça) e Nicássio Pereira (Rancho da Caça) compõem a obra.

O autor da obra, além de pesquisador, professor e advogado, é membro da Academia Mossoroense de Letras (AMOL), presidente da Academia de Ciências Jurídicas e Sociais de Mossoró e parceiro incondicional da Fundação Vingt-un Rosado.

Nesse livro fazemos um remonte histórico de uma luta social, bem como sugerimos um novo modelo de atuação criando-se as prefeituras comunitárias e as câmaras comunitárias em cada bairro da cidade. Também estamos prestando tributo de gratidão a 40 lideranças que foram por demais atuantes nesse período, mas que já faleceram“, concluiu o autor.

A obra recebeu o selo da Coleção Mossoroense e da Academia de Ciências Jurídicas e Sociais (ACJUS). Ela foi lançada no último dia 25 de novembro e vem tendo boa aceitação.