Comissão Mossoroense de Folclore (COMFOLC) realiza primeira reunião após sua posse

A Comissão Mossoroense de Folclore (COMFOLC) realizou sua primeira reunião após sua posse, realizada no dia 19 de agosto no Rust Café.

A reunião aconteceu na tarde/noite de ontem na sede da Portela Mossoroense, localizada na rua Melo Franco, nº 806 ou 814, no bairro Bom Jardim.

O encontro foi dirigido pelo presidente Marcus Vinicius e sua vice Zezinha Fernandes e contou com a participação de Filemon Pimenta, Marta Noberto, Kellia Araújo, Goreth Medeiros, Fátima Feitosa, Carlitos Lucas, Márcio Aquino, Selma Oliveira, Eriberto Monteiro e Lucas Lopes Monteiro.

Foi uma reunião muito boa e significativa. A pauta era extensa, mas a euforia dos presentes era contagiante. A acolhida do Márcio Aquino é sempre impecável: lugar de energia excelente, café quente e bolacha“, explicou Marcus Vinicius, presidente recentemente empossado.

A Fundação Vingt-un Rosado manteve sua representatividade com a participação de Eriberto Monteiro que sempre tem contribuído com a cultura de Mossoró.

A nova diretoria substitui a administração de Jean Custo e Fátima Feitosa que tomaram posse em abril de 2018 na executiva da COMFOLC.

O conselho da COMFOLC é formado por: Marta Noberto (educadora, contadora de história e responsável pelo Projeto Debaixo da Mangueira); Gualter Alencar (psicólogo e cordelista); Rogenildo Silva (educador popular e contador de histórias); e Elma Cunha (professora e mediadora de leituras).

A COMFOLC também terá a formação de comissões responsáveis por vários seguimentos como Comunicação (Eriberto Monteiro, Eventos, manifestações e valorização das representações (Liana Duarte), Registros, Memórias, Sujeitos e patrimônio (Goretti Alves), Territorialidade, Diversidade e inclusão de vozes e corpos (George Wagner), Formação, pesquisa e publicações (Luiz Carlos).

Durante a reunião foram tratados diversos assuntos como efetivação de Fátima Feitosa e Kellia Araújo na tesouraria, resolução das próximas reuniões da COMFOLC, doação de Selma Oliveira, idealização da criação do plano de ação, organização das comissões dentre outras temáticas.

Nossa reunião foi muito produtiva. Muito animada pra caminhar com a COMFOLC pelos caminhos que pensamos em trilhar. Cada pessoa tem um papel importante e fundamental nessa caminhada“, comentou animada Zezinha Fernandes, vice-presidência da COMFOLC.

O presidente de honra e fundador da Comissão Mossoroense de Folclore Filemon Pimenta esteve presente e apresentou aos participantes a obra “Relatos históricos da COMFOLC (1996-2023) – 27 anos“.

A obra foi disponibilizada pelo escritor Filemon Pimenta para que os interessados possam ter acesso ao histórico da COMFOLC pelo valor simbólico de 10 reais.
“No final da pauta, a conversa correu léguas: saiu das pontas das línguas, desceu pela carteira do vento, entrou pelos escombros dos ouvidos e se alojou nos tantos e diversos CORAÇÕES. A gente virou essa página com um registro lindo de que o Folclore não é um morto velado, mas um vivo necessitado de abraços, finalizou Marcus.

Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!