Presidente da Academia Mossoroense de Literatura de Cordel (AMLC) apresenta trabalho de pós-graduação

O presidente da Academia Mossoroense de Literatura de Cordel (AMLC), Gualter Alencar, apresentou trabalho de pós-graduação, “Onde estão as mulheres cordelistas”.

A apresentação de pós-graduação – Especialização em Educação e contemporaneidade, aconteceu na manhã de ontem (09), na sala de projeção II no Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Campus Mossoró.

Gualter Alencar teve como orientadora, a professora Francineide Torres e a banca formada pelos professores Hudson e Socorro Paulino. Gualter é poeta, professor, radialista, agente comunitário de saúde, com formação é técnica em Saneamento pelo Instituto Federal do RN (unidade Mossoró) e graduando em Psicologia pela Faculdade Católica do Rio Grande do Norte. Ele é autor e produtor da primeira coletânea mossoroense onde reuniu poesias de autores mossoroenses em CD e fita K-7. Já tem mais de cem cordéis publicados, dentre eles “Chuva de bala”; “A vida de Santa Luzia e os vigários da catedral”; “Elizeu Ventania, o rei das canções populares”; “Um elefante chamado Rio Grande do Norte”; “O cordel: sua origem, seu significado, seus temas e seu formato”; “História, vida e morte do cangaceiro Jararaca”; e “Na trincheira da vitória”; Ele é idealizador, fundador e presidente da Academia Mossoroense de Literatura de Cordel (AMLC), membro da Associação dos escritores Mossoroense (ASCRIM), do Instituto Cultural do Oeste Potiguar (ICOP), integrante da Comissão Mossoroense de Folclore (COMFOLC) e tem como maiores incentivadores todos os apologistas que acreditam na cultura popular.

“A palavras é gratidão. Agradeço a orientadora Francineide, a banca formada por Hudson e Socorro Paulino, a nossa Academia Mossoroense de Literatura de Cordel e ao poeta repentista Raimundo Lira veio abrilhantar o momento com sua participação cultural”, comentou Gualter emocionado.