Rotary Club Mossoró implantará ateliê de costura no Albem

Por Amina Costa / Repórter do JORNAL DE FATO

O Rotary é uma rede global que reúne líderes de negócios e profissionais de diversas áreas que têm o objetivo de prestar serviço humanitário. Em Mossoró, esse mesmo trabalho humanitário é feito pelo Rotary Club Mossoró, que atua há 80 anos em prol das pessoas mais necessitadas da cidade.

Durante todos esses anos de atuação, o Rotary Mossoró desenvolveu e continua desenvolvendo vários projetos que beneficiam comunidades carentes e instituições. Um projeto que será iniciado ainda neste ano beneficiará o Albergue de Mossoró (Albem), instituição sem fins lucrativos que acolhe acompanhantes de pacientes de outros municípios que estão internados nos hospitais públicos de Mossoró.

A reportagem do JORNAL DE FATO conversou com o presidente do Rotary Mossoró, Geraldo Maia, sobre o projeto, que deve começar a ser implantado ainda no mês de fevereiro. Geraldo Maia informou que se trata de um miniateliê de costura, que será implantado dentro do Albem, para ajudar no trabalho que a instituição já desenvolve na cidade.

“O Rotary tem alguns projetos que são patrocinados pelo Rotary Internacional, no valor de até 1 mil dólares. A gente escreveu um projeto para aquisição de um ateliê, que a gente está chamando de miniateliê de costura, que vai incluir máquina de costura reta, overloque e uma série de outros acessórios, para montar dentro do Albem um pequeno ateliê que vai servir tanto para fazer os reparos daquelas roupas que vendem no brechó quanto para confeccionar as fardas das crianças que estudam na creche Júlio Galdino”, informou o presidente do Rotary Mossoró.

Além disso, Geraldo Maia comenta que o ateliê também poderá ser utilizado como um passatempo para as mulheres que estão albergadas no local, enquanto aguardam os parentes que estão internados nos hospitais. “Essa é uma maneira da gente dar mais vida àquelas pessoas que ficam o tempo todo aguardando que seus parentes saiam do hospital. Assim, elas poderão dar sua contribuição, ensinando ou aprendendo sobre costura”, disse.

Geraldo Maia informou que o projeto foi apresentado e recentemente aprovado pelo Rotary Internacional. A expectativa é de que os recursos cheguem ao Rotary Mossoró ainda nesse mês de fevereiro para que o clube faça a compra do maquinário, tecidos e itens necessários para abrir o miniateliê. “Acreditamos que agora em fevereiro a gente consiga fazer essa compra. O Albem está reservando o espaço para a implantação do miniateliê e quando a gente estiver com o material pronto, faremos a inauguração”, comentou.

O presidente do Rotary Club Mossoró informou que conhece o trabalho do Albem desde antes da sua inauguração, pois acompanhou os esforços da diretoria para fundar e colocar o espaço em funcionamento. “Acompanho desde o início a luta de Edson Oliveira e o grupo diretor para criar a instituição. Por conhecer e acreditar no trabalho da instituição, pensamos em implantar esse projeto no Albem, logo que surgiu esse recurso vindo do Rotary Internacional”, disse.

“Neste ano, escolhemos o Albem depois de analisar a necessidade da instituição e concluir que esse projeto pode ter continuidade. É uma maneira de movimentar o brechó que eles têm no local, além de que tudo que for confeccionado lá pode ser vendido, melhorando a renda do Albem, que é uma instituição que vive totalmente de doações. A ideia do projeto é deixar uma coisa duradoura que pode crescer no futuro, contribuindo com o serviço que já é feito no Albergue de Mossoró”, conclui Geraldo Maia.

Rotary Club Mossoró realiza vários trabalhos sociais

Em 80 anos de existência, completados neste mês de Janeiro, o Rotary Club Mossoró já realizou centenas de ações, favorecendo as pessoas mais carentes. São projetos e ações idealizados por meio da solidariedade dos sócios e colaboradores, que dão mais qualidade de vida para os mossoroenses.

Entre os projetos citados por Geraldo Maia, destacam-se o consultório odontológico itinerante que, segundo ele, cabe em uma mala, e o empréstimo de cadeiras de rodas e de banho, para pessoas que estão temporariamente sem andar. O primeiro projeto é executado com a ajuda de associados que são dentistas e, com frequência, vão até as comunidades para prestar atendimento às pessoas carentes.

“Temos o consultório odontológico portátil, que cabe em uma mala, e é executado por profissionais dentistas que são sócios do clube. Periodicamente, fazemos trabalhos nas comunidades, levando o consultório móvel até as pessoas que não podem ir ao dentista. Nessas comunidades, fazemos atendimentos gratuitos e prestamos toda a assistência necessária”, comentou o presidente do Rotary Mossoró.

Geraldo Maia informa ainda que o Rotary oferece todas as ferramentas para que os associados possam desenvolver um trabalho voluntário significativo. “No Rotary temos bastantes profissionais de várias áreas e prestamos alguns serviços indo às comunidades. Um deles é um banco de empréstimos de cadeiras de rodas e de banho, que ficam disponíveis no clube. Quem precisa e não pode comprar, pode solicitar que emprestamos, sem custos e por tempo determinado, sejam 30, 60 ou 90 dias”, concluiu.