Fundação Vingt-un Rosado entrevista o escritor da obra sobre a trajetória de santo potiguar

A Fundação Vingt-un Rosado entrevistou o escritor da obra Veredas do Padre João Maria, Flávio Gameleira.

O livro que será lançado em Mossoró, descreve a trajetória de vida do Padre João Maria, considerado santo pelo povo potiguar,

O lançamento acontecerá no auditório América Fernandes Rosado, localizado na Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte, no próximo dia 23, a partir das 18h.

O próprio Flávio Gameleira fez um convite ao povo de Mossoró para este importante lançamento: “Mossoró com alegria, saúda o padre João Maria. Conversaremos sobre este potiguar que já é santo no coração do povo“.

Abaixo, a entrevista concedida ao colaborador da Fundação Vingt-un Rosado, Eriberto Monteiro.

Fundação Vingt-un Rosado – Qual é a sua história na literatura ? Como começou ?

  • Flávio Gameleira – Logo após a conclusão do Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (2016), aflorou a vontade de escrever sobre temas regionais. Principalmente aqueles ligados à história do RN e à religiosidade católica.
    Publiquei o livro “200 anos da viagem de Henry Koster pelo RN” em 2017, o livro “Karitós. Viagem em terras do Brasil” em 2019 e em 2021 o “Veredas do Padre João Maria

Fundação Vingt-un Rosado – Qualquer pessoa pode ser escritor ou tem que ter o dom?

  • Flávio Gameleira – Creio que trata-se de um exercício. Exercício este que começa com a boa leitura. À partir do momento em que bons conteúdos são adquiridos, um dia pode chegar a hora de transbordar, ou seja, produzir algo escrito. Se tiver o dom, melhor ainda, mas o importante é começar, e todos podem e devem tentar!

Fundação Vingt-un Rosado – Qual influência você teve para se tornar um escritor ?

  • Flávio Gameleira – Minha mãe é professora de geografia. Sempre nos incentivou a ler. Como passei a me interessar escritores locais, acabei sendo influenciado por autores da nossa terra potiguar.

Fundação Vingt-un Rosado – Na sua ótica, qual o papel do livro na arte e na educação?

  • Flávio Gameleira – Ler livros nos faz viajar nas páginas, conhecer um mundo de contextos e oportunidades. A boa leitura nos faz mais criativos e nos higieniza a mente. É um habito de suma importância num mundo cada vez mais eletrônico.

Fundação Vingt-un Rosado – Tem escritor que vive de literatura. Realmente, dá para viver como escritor ?

  • Flávio Gameleira – No meu caso, ainda não dá! Graças a Deus, tenho meu trabalho e através dele, consigo reunir esforços para viabilizar publicações. Ressalte-se que o incentivo de alguns editais públicos como os da FUNCARTE tem sido importantíssimos para nós que produzimos cultura.

Fundação Vingt-un Rosado – Quem você destaca na literatura potiguar na atualidade?

  • Flávio Gameleira – Gosto das produções de Manoel Onofre, Vicente Serejo. Gosto do conteúdo produzido por vocês de Mossoró. Tem uma turma muito boa surgindo no nosso RN.

Fundação Vingt-un Rosado – Seu trabalho recebeu bastante elogios. Existe um motivo especial? Como se deu a sua produção?

  • Flávio Gameleira – A pesquisa bibliográfica é primordial. Boas referências, conversas com alguns autores, etc. No caso do Veredas do Padre João Maria, uni os textos aos desenhos de minha autoria. Comecei a desenhar somente em 2020… mas consegui unir e o resultado tem agradado. Um detalhe: em publicações de caráter religioso, sempre rezo, peço a Deus a inspiração para escrever aquilo que for da vontade Dele.

Fundação Vingt-un Rosado – Sua obra Veredas do Padre João Maria, você destaca a vida do santo popular João Maria. Conte-nos como foi traçar este parâmetro biográfico

  • Flávio Gameleira – Pesquisei em livros, artigos, revistas. Entrei em contato e obtive ótimas informações com a Comissão de postulação da causa de beatificação do Padre João Maria. Fiz um apanhado geral e criei uma forma simples para apresenta-lo à atual geração: textos simples, linguagem acessível e muitas ilustrações.

Fundação Vingt-un Rosado – Num país que pouco valoriza a cultura, trabalhar como agente cultural é um ato de resistência?

  • Flávio Gameleira – Sim. É quase uma loucura, como dizia o próprio Vingt-un. Porque os custos são altos e nem sempre recebemos o devido apoio.

Fundação Vingt-un Rosado – Como se faz para adquirir seu trabalho e qual o valor ?

  • Flávio Gameleira – O livro Veredas do Padre João Maria estará sendo vendido nesta quinta-feira durante nossa participação no auditório da Biblioteca Ney Pontes Duarte, à partir das 18h, ao valor de 40 Reais. Levaremos o livro Karitós e haverá promoção: o pacote com os dois livros poderá ser adquirido por 60 Reais.