Análise da obra As macaquices do macaco, de Patrícia Zirca – Por Josselene Marques

A começar pelo eufemismo “macaquices” no título, a leveza com que temas como bullying, desmatamento e perdão são abordados é impressionante. Em parte, podemos atribuir à poesia que jorra de cada página somada às alegres e coloridas ilustrações. Sem dúvida, esta fábula em versos contempla sua função de construir uma mensagem educativa, que proporciona ao leitor a oportunidade de refletir sobre o próprio comportamento e o da sociedade em que vive. Recomendo não apenas sua leitura, mas também sua adoção. Para além da leitura, esta obra possui rico potencial a ser explorado em diferentes níveis de ensino. A título de sugestão, eis exemplos de temas/conteúdos e atividades que poderão ser desenvolvidos a partir deste livro:

– Educação para a paz (bullying, perdão);

– Valores éticos e morais (empatia, respeito, convivência, solidariedade, compaixão, gratidão);

– Meio ambiente (combate ao desmatamento);

– Literatura (poesia/cordel);

– Linguagem – ampliação do vocabulário através do glossário que traz brasileirismos e até expressões latinas como “quid pro quo” (quiprocó);

– Animais terrestres;

– Cores;

– Desenho, pintura e música (através do fanzine que acompanha o livro);

– Reprodução da fábula por meio de encenações;

– Recontação oral ou por escrito desta fábula.

          Vale salientar que esta leitura foi por demais prazerosa para mim. Também gostei muito do privilégio de poder distribuir com as crianças do meu convívio os exemplares que me foram entregues. Já recebi alguns retornos delas e de seus pais: somente comentários elogiosos à obra. Fiquei tão empolgada que imaginei a criação de um clube de leitores mirins na Fundação Vingt-un Rosado. Imaginem! Poderiam ser as sementes do amanhã. Mais leitores, novos escritores que ampliariam e perpetuariam Coleção Mossoroense e o seu valioso acervo. Quem se habilita?

          Aproveito a oportunidade, ainda, para parabenizar todos os envolvidos neste projeto (contemplado pela Lei Aldir Blanc do Estado do RN): Patrícia Zirca, Eriberto Monteiro, Kydelmir Dantas, Djou Marques, a Fundação Vingt-un Rosado e seus patrocinadores (Governo Federal, Fundação José Augusto, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo). Boa leitura a todos!

Quem é Josselene Marques

Graduada em Letras e Artes. Especialista em Psicologia Escolar e da Aprendizagem e em Atendimento Educacional Especializado. Professora e escritora mossoroense assumidamente a favor da justiça social e contra todo tipo de preconceito e discriminação. Apaixonada por poesia, música e teatro. Adora viver, ler, escrever e interagir com pessoas positivas. Possui um número considerável de artigos, poemas, crônicas e contos publicados em sites, blogs e jornais locais e internacionais. Sua principal característica: costuma mergulhar de corpo e alma naquilo em que acredita. Enfim, é alguém que tem fé, procura ser útil e tenta ser feliz, sem comprometer a felicidade dos outros, embora saiba que nem sempre isso é possível.

Imagem: https://www.versatilnews.com.br/category/conexo-mossoro