Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte recebe livro com o selo da Coleção Mossoroense

A Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte recebeu o livro Memorial da Câmara Municipal de Mossoró, de autoria dos pesquisadores Raimundo Soares de Brito, Edilson Segundo e Eriberto Monteiro.

A obra recebeu o selo da Coleção Mossoroense e foi lançada no último dia 2 na sede do poder legislativo de Mossoró. O lançamento fez parte do projeto Câmara Cultural, promovido pela citada câmara de vereadores.

A obra é um apanhado da história do Poder Legislativo Mossoroense, desde o ano da emancipação da cidade, em 1853, até o ano de 2020.

Este pesquisa é muito importante para a cidade de Mossoró e região. Eu também quero o meu“, comentou Etevaldo Almeida, secretário de cultura de Mossoró e responsável pelo recebimento da obra e representante da instituição municipal.

Eriberto Monteiro, que, além de pesquisador da obra, assina a edição do livro, garantiu as doações. “Tenho a maior honra em disponibilizar o livro para a biblioteca. Através dela os pesquisadores terão acesso as informações. Uma história de Leis, Decretos e Projetos. Uma história biográfica dos seus personagens e de suas ações. Uma história que orgulha nossa democracia e cidadania“, comentou.

Durante o lançamento, Eriberto esteve representando, além da Fundação Vingt-un Rosado, a Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte, onde á funcionário desde 2005.

A pesquisa demorou cerca de oito meses para ser finalizada. Assinam a pesquisa Raimundo Soares de Brito (in memoriam), José Edilson de Albuquerque Guimarães Segundo e Eriberto Monteiro. Também fazem parte da equipe de criação: Marcos Oliveira, responsável pela revisão, e Augusto Paiva, que diagramou a obra.

O principal acervo de pesquisa utilizado foi o arquivo morto da própria câmara municipal. A publicação também contou com a parceria da Fundação Aldenor Nogueira e Fundação Vingt-un Rosado.

A Fundação Vingt-Un Rosado completou 26 anos em abril passado. Ela é a responsável por manter o selo Coleção Mossoroense, com mais de 71 anos de existência.

A Coleção Mossoroense é um conjunto de obras publicadas como periódicos, livretos, cordeis e livros que conta a história do povo mossoroense e outras mais. O livro “Memorial da Câmara Municipal de Mossoró” faz parte das comemorações dos centenários de Vingt-un Rosado e Raimundo Soares de Brito e recebeu o selo comemorativo de Vingt-un e da Coleção Mossoroense na publicação.

O lançamento obedeceu os protocolos Covid-19 com o uso obrigatório de máscara, higienização e distanciamento social.