Instituição tema de obra publicada com o selo da Coleção Mossoroense comemora 100 anos de existência hoje

A instituição tema de obra publicada com o selo da Coleção Mossoroense, Liga Operária de Mossoró, comemora 100 anos de existência hoje.

Ela foi criada exatamente no dia 10 de abril de 1921 pelos irmãos Reginaldo: Raimundo Reginaldo; Lauro Reginaldo, conhecido como Bangu; e Jonas Reginaldo.

Sua criação foi necessária para dar apoio e defender os direitos dos trabalhadores em salinas e amparar os seus familiares.

A obra intitulada “História da Liga Operária”, de David de Medeiros Leite, José Edilson Segundo e Olivá Leite da Silva Junior, lançada em 2018, na Feira do Livro de Mossoró. O livro conta a saga de uma das primeiras instituições do RN organizada por movimento de trabalhadores, sendo uma das primeiras instituições criadas no Rio Grande do Norte de caráter associativista, mutualista e beneficente, juntamente com a União de Artista (1919).

No prefácio da obra “História da Liga Operária”, o ex-sindicalista Luiz Alves, conhecido como “o Velho”, assim se expressa a respeito da instituição: “Enquanto centro orgânico do incipiente movimento, a Liga, contrariando a tradição histórica, não foi constituída como mera instância da luta beneficente, burocrática ou apolítica do operariado. Pelo contrário, ela já representava um salto de qualidade gigantesco na articulação da defesa dos objetivos da população local, incorporando a seu projeto de ação estratégica tanto o campo da institucionalidade quanto o da atividade clandestina – mesclados que estavam pelos interesses irreconciliáveis de classe”.

A Liga teve grande atuação, mas, em virtude da sua projeção, foi perseguida pela classe dominante local  e seus associados reuniam-se em meio à caatinga, o que rendeu à instituição, na época, o apelido de “Sindicato do Garrancho”, também tema de obra da Coleção Mossoroense.

Recriada recentemente com fins semelhantes, a Liga Operária de Mossoró é conduzida pelo professor aposentado e ex-vereador Gilberto Diógenes. Ela tem trabalhado nas áreas culturais e de assistência social.