Escritor da Coleção Mossoroense é finalista na Rythmica Web Festival (RWF) com a música Avesso do Avesso

O escritor da Coleção Mossoroense, Genildo Costa, é finalista na Rythmica Web Festival (RWF) com a música Avesso do Avesso.

A canção foi classificada entre as 5 melhores em fase semifinal ocorrida na noite desta quinta-feira, 11 de março no Rythmica Web Festival (RWF), um evento, em sua primeira edição, realizado de maneira remota.

O festival tem a coordenação de Daniel Gonzaga, neto do “Rei do Baião, Luiz Gonzaga. Esta edição contou com a participação de mais de 400 canções de todo o país inscritas.

A final ocorrerá amanhã (18), após o julgamento de um corpo de jurados minuciosamente selecionado pela organização do RWF.

Segundo Genildo, sua música “É uma expressão viva de nossa contemporaneidade. Traz consigo traços de indignação para com uma sociedade repleta de injustiças e exclusão social. Tive que contextualizá-la para esse momento que presenciamos. Faço de meu canto um brado de contestação na perspectiva de se ter uma narrativa pautada em elementos que definem uma estrutura de poder, perverso e que aniquila, que mata e que devora, impiedosamente a serviço das grandes corporações e do capitalismo”.

Genildo Costa é autor do livro “À Sombra da Gaivota – Fragmentos da palavra que não se fez verso”, publicado pelo projeto Rota Batida IV com o selo da Coleção Mossoroense. Esta obra é de poesias e textos baseados na trajetória do escritor em sua terra natal, Grossos, no litoral da Costa Branca.

Ele, além de escritor, é poeta, é cantor e compositor. Ele já teve participação em outros festivais, sendo vitrine cultural do Rio Grande do Norte, a partir da cidade de Grossos.

Os músicos que acompanham Genildo são: Djavan Jackson, no violão de 6 cordas e Genivan Veloso na sanfona.
Segue abaixo, a letra da canção, Avesso do avesso

O AVESSO DO AVESSO

Por Genildo Costa

Não conheço esta fera que agoniza
Todo verde existente dessa mata,
Mata virgem onde cantou passarada
Anunciando invernada no sertão.

Os abalos da própria evolução,
Revertaram todo quadro com certeza
Abolição as leis da natureza
fez brotar reboliço e assombração.

Com a chegada da industrialização
acelera- se o ritmo da pobreza.
O operário é sinônimo de fraqueza
Como engrenagem da produção.

Este conjunto de forças produtivas
que conduz o progresso  social
Intensifica o próprio capital.
Que aniquila, que mata e que devora.