Fundação fez a entrega de um kit literário com 100 obras da Coleção Mossoroense durante as homenagens ao centenário de nascimento de Vingt-un

A Fundação fez a entrega de um kit literário com 100 obras da Coleção Mossoroense durante as homenagens ao centenário de nascimento de Vingt-un.

A instituição contemplada foi a Biblioteca Municipal Ney Pontes, instituição esta também idealizada pelo professor Vingt-un.

A entrega foi feita pelo presidente da Fundação Vingt-un Rosado, Dix-sept Rosado Sobrinho, a diretora da biblioteca, Maria das Graças Henrique.

Para a diretora da biblioteca, “É muito importante esta doação. A biblioteca Ney Pontes Duarte tem um acervo exclusivo da Coleção Mossoroense e estas obras irão enriquecer ainda mais este acervo. A parceria que a biblioteca está tendo nas homenagens a este grande homem que foi Vingt-un só reforça a grande importância deste equipamento cultural para a sociedade“.

A programação alusiva ao centenário de Vingt-un seguirá durante todo mês de setembro com inúmeras atividades, dentre elas, a entrega de 100 kits literários da Coleção Mossoroense com 100 obras cada, celebrando 100 anos com 100 livros, às diversas instituições do cenário cultural potiguar.

Acompanhe abaixo toda programação: 

Todo o mês –  Exposição de livros, fotografias e objetos pessoais de Vingt-un Rosado em homenagem ao centenário de seu nascimento. A visitação se estenderá até o dia 30 de setembro presenciais e nas plataformas virtuais. Local: Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte. Horário: Das 8h às 17h.

Todo o mês –  Entrega de 100 kits literários da Coleção Mossoroense com 100 obras cada, celebrando 100 anos com 100 livros, às diversas instituições do cenário cultural potiguar. Local: Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte. Horário: Agendado.

Todo o mês. –  Publicação de depoimentos e causos sobre Vingt-un em homenagem ao centenário de seu nascimento, por diversas personalidades nas plataformas virtuais da Fundação Vingt-un Rosado.

Todo o mês. –  Homenagem aos centenários de nascimento de Vingt-un Rosado (25/09) e Raimundo Soares de Brito (23/04) Homenagem aos grandes nomes da historiografia potiguar, através de publicações nas plataformas virtuais da Fundação Vingt-un Rosado.

De 20 a 30. –  Projeto Vingt-un visita seu legado – O ator ADRIANO DUARTE interpretando o personagem Vingt-un Rosado visita espaços de memória da sua vida e distribui livros. Serão visitados vários pontos.

20 Domingo – Missa em ação de Graças pelo Centenário de nascimento do professor Vingt-un Rosado. Local: Catedral de Santa Luzia Horário: 11h.

24 Quinta-feira – Apresentação da obra “Raízes da família Veras Saldanha”, de Francisco Galbi Saldanha. O livro é um aparato informativo que relata a história da Família Saldanha com vários depoimentos, detalhes e fotos. A obra recebe o selo comemorativo do centenário de nascimento de Vingt-un Rosado. Local: Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte Horário: 9h15

24 Quinta-feira – Entrega da premiação do Concurso literário junino, realizado em junho próximo passado em homenagem aos 93 anos da resistência de Mossoró ao bando de Lampião, ao centenário de nascimento de Vingt-un Rosado, aos 70 anos da Coleção Mossoroense e aos 25 anos da Fundação Vingt-un Rosado. Local: Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte Horário: 9h30

25 Sexta-feira – Vingt-un Rosado de todas as culturas Plantio de um baobá em homenagem ao centenário de nasci-mento do professor Vingt-un. O baobá é a árvore símbolo da força, resistência e de todas as culturas. Local: Parque Municipal Maurício de Oliveira Horário: 7h

25 Sexta-feira – Lançamento do cordel ilustrado “Parabéns, Vingt-un Rosado! Homenagem ao centenário de Jerônimo Vingt-un Rosado Maia”, de Caio César Muniz, ilustração de Brito e Silva. A obra conta poeticamente a vida do professor Vingt-un Rosado. Local: Teatro Dix-huit Rosado. Horário: 19h30.

A Sessão Solene em homenagem ao centenário de Vingt-un Rosado, que estava marcado para acontecer no dia 25, na Câmara Municipal de Mossoró foi suspensa e será marcada para outra data, ainda indefinida. A suspensão se deu devido ao ano eleitoral.

A programação obedecerá a todos os protocolos sanitários sugeridos pelos órgãos de saúde durante à pandemia de Covid-19.