Mossoroenses ganham prêmio no programa Caldeirão do Huck da Rede Globo de Televisão

Os Mossoroenses EKARINNY MEDEIROS e o professor FELIPE RIBEIRO ganham prêmio no programa Caldeirão do Huck da Rede Globo de Televisão, realizado na tarde de ontem (13/06).

Ambos, além de representar a cidade de Mossoró, estavam representando a Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). Ela estudante, ele professor.

Eles participaram do quadro The Wall do referido programa global e levaram o segundo maior prêmio de todas as edições do quadro. A dupla ganhou R$ 278.677 e promete investir parte da grana no registro e na viabilização de um projeto que cria um cateter, feito a partir do reaproveitamento da castanha-de-caju para ajudar aos pacientes que fazem hemodiálise. Eles também desejam investir em um fundo de apoio à novas ideias de outros cientistas.

A ideia de uma instituição de agricultura com ensino superior é antiga. A semente (ideia) plantada por Ulrich Graff, em 1876, germinou em Vingt-un Rosado Maia, que articulou a criação da Instituição através de Dix-huit Rosado Maia, então presidente do Instituto Nacional do Desenvolvimento Agrário  (INDA). Dix-huit assegurou a totalidade dos recursos necessários para a criação oficial em abril de 1967 e inaugurada no dia 22 de dezembro  do mesmo ano com o nome de Escola Superior de Agricultura de Mossoró (ESAM).

O próprio Vingt-un dizia que “Durante 172 noites assisti a construção do primeiro edifício, aquele que seria inaugurado pelo presidente Artur da Costa e Silva”.

A Coleção Mossoroense já foi acomodada na ESAM sob os cuidados da Fundação Guimarães Duque dos anos 70 até meados do anos 90. A Coleção publicou várias obras com teses de professores e alunos ligados à instituição de ensino.

Em 2005, a ESAM foi transformada em UFERSA. Trinta e oito anos depois, e até os dias atuais é consolidada como uma das mais importantes instituições de ensino superior do Brasil. A estudante Ekarinny Medeiros e o professor Felipe Ribeiro são as provas da importância desta instituição de ensino e de pesquisa.

Parabéns aos vencedores. O conhecimentos levarão vocês sempre à vitória.