Fundação Vingt-un Rosado parabeniza todos os leitores pelo seu dia

A Fundação Vingt-un Rosado parabeniza todos os escritores pelo seu dia, hoje, dia 7 de janeiro.

Este dia foi criado a partir da circulação do jornal cearense “O Povo”, que começo a circular no dia 7 de janeiro de de 1928.

O fundador do jornal foi o dentista, telegrafista, ex-deputado federal, poeta e jornalista baiano Demócrito Rocha. E foi exatamente para homenagear Demócrito Rocha, o jornal O Povo e a todos os apaixonados pela leitura que escolheram a data de fundação do periódico para celebrar o Dia do Leitor no Brasil.

O leitor é a peça mais importantes na literatura. Ele é a etapa final de quem escreve numa interação indispensável entre o autor.

A Coleção Mossoroense sente-se honrada como ferramenta essencial no processo de aprendizado e de leitura dos seus inúmeros leitores.E sua responsabilidade passa pelas suas páginas transmitindo conhecimento e formando leitores.

Parabéns,leitores. Conte sempre com nossos escritores, com as páginas da Coleção Mossoroense como parceira para voos ainda mais altos.

 

Confira trecho do primeiro editorial do jornal “O Povo”, escrito por Demócrito Rocha, em 1928

“(…) É no jornal que o povo encontra o seu pão espiritual de cada dia. O jornal descortina-lhe o mundo, vencendo distâncias. É a lanterna mágica do progresso. É a força propulsora e condutora das massas insatisfeitas, para as grandes reivindicações de seus direitos postergados pela cáfila absorvente dos magnatas de todos os tempos.

Quando o povo geme escravo, entorpecido pelas algemas do cativeiro, indiferente à violência paralisante do grilhão, o jornal é o sangue novo, forte e generoso a nutrir-lhe as células dormentes, a despertar-lhe os neurônios amortecidos, a ondear-lhe, nas veias, a torrente vigorosa e enérgica da revolta. O povo precisa de mais gritos que o estimulem, de mais vozes que lhe falem ao sentimento. Eis por que surgimos…”

Fontes: Fundação Demócrito Rocha e Academia Cearense de Letras.