Universidade do Estado do Rio Grande do Norte realizará exposição de Dix-sept Rosado Maia e Sylvio Pedroza

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) realizará I Exposição Acervos Pessoais e História: “Os Arquivo como narrativa: os acervos de Jerônimo Dix-sept Rosado Maia e Sylvio Piza Pedroza”, etapa Mossoró.

O evento iniciará no próximo dia 16/12, com abertura Oficial e mesa-redonda e participação da professora mestre Isa Cristina Antunes, do professor mestre Paulo Rikardo Cunha e do professor doutor Arthur de Oliveira Torquato. A abertura acontecerá a partir das 19h30 no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC) e se estenderá com a referida Exposição que acontecerá  nos dias 17 e 18 de dezembro, das 9h às 18h, na sala G7 da FAFIC, campus central.

Ainda durante o evento, acontecerá no dia 17/12, das 18h às 22h,  minicursos “Interfaces: arquivos pessoais e ensino”, ministrado pelo professor doutor Raimundo Nonato Araújo da Rocha e pela professora mestre Isa Cristina Barbosa Antunes; “Técnicas de arquivo e subsídios teóricos para o trabalho com acervos, ministrado pelo professor mestre Paulo Rikardo Pereira Fonseca da Cunha; e “Possibilidades para a criação de pólos de memória”, com o professor mestre Renno Alesy Oliveira e o professor Cecil Oliveira Guerra. A realização será na sala do 6º Período do curso de História.

As atividades fazem parte de ações conjuntas do grupo de pesquisa “Os Espaços na Modernidade”, vinculado ao Departamento de História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), do Departamento de História da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), do Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA/UERN) e das Pró-Reitorias de Extensão das duas universidades.

Mossoró é a quinta cidade a receber este evento que conta a história dos ex-governadores do Rio Grande do Norte. As demais foram: Natal, Santa Cruz, Caicó e Macau.