Academia Mossoroense de Literatura de Cordel completa 6 anos de existência

A Academia Mossoroense de Literatura de Cordel (AMLC) completa hoje 6 anos de existência.

Idealizada e criada pelo poeta cordelista Gualter Alencar, a academia tem prestados bons serviços na divulgação da cultura popular brasileira.

Sua composição inicial foi feita da seguinte forma: Gualter Alencar do Couto, Presidente; Manoel Tavares de Oliveira, Vice-presidente; José Ribamar de Carvalho Alves, Secretário; Antonio Clóvis Vieira, Diretor Jurídico; e José Marle de Queiroz Lucena, Diretor Cultural.

Segundo o presidente, Gualter Alencar, “A academia Mossoroense de Literatura de Cordel tem como objetivo maior valorizar a arte, a cultura e a educação do nosso povo. Ela foi fundada em 15 de outubro de 2013 com 30 acadêmicos fundadores, todos eles comprometidos na valorização da cultura popular, dentre eles cordelistas, repentistas, emboladores de coco, cancioneiro popular, obedecendo amétrica, rima e oração e seus patronos pessoas de alto contextos histórico cultural na nossa cidade e além fronteiras do nosso Brasil”.

A academia de cordel é hoje uma grande ferramenta de agregação cultural dos poetas cordelistas e desenvolver parcerias e divulgar a arte do cordel. Inclusive, vários poetas tem publicado seus trabalhos com o selo da Coleção Mossoroense, série D (cordel) e a academia tem inaugurado inúmeras cordeltecas nas escolas de Mossoró.

A academia está sediada na Estação das Artes Elizeu Ventania, patrono desta academia e da cadeira número 1.

Parabéns a todos que fazem esta academia. Que novos ventos soprem em favor deste belíssimo movimento cultural chamado cordel.