Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço coordenou um grupo de representantes em evento

A Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço (SBEC) coordenou um grupo de representantes mossoroenses em importante evento na cidade de Piranhas/AL.

O grupo foi coordenado pelo presidente da SBEC, o professor Benedito Vasconcelos Mendes e teve como integrante da comitiva, a viúva do fundador da SBEC, Paulo Medeiros Gastão (falecido este ano), a empresária Maria das Graças Gurgel Gastão e sua filha Patrícia Gastão; a escritora Susana Goretti Lima Leite e a Juíza de Direito e Acadêmica da ACJUS, Welma Menezes.

Este evento é considerado um dos mais importantes eventos na área do cangaço, sendo realizado todos os anos nesta cidade alagoana citada.

Durante o evento Benedito Mendes homenageou o jornalista e Produtor Cultural Marcus Assunção e a estudante Anna Mell, pessoas de destaque na cidade de Maceió.

A cidade alagoana de Piranhas fica as margens do Rio São Francisco, à baixa-mar da hidrelétrica de Xingó. Foi deste local que saiu a volante que matou, no dia 28 de julho de 1938, Lampião, Maria Bonita e outros nove cangaceiros.Exatamente, no outro lado do Rio São Francisco, na Grota de Angicos, no município de Poço Redondo, no Estado de Sergipe.

O Sertão Cangaço é realizado todos os anos, dia 28 de julho, sendo celebrada a Missa do Lampião, no local onde o mesmo foi assassinado, na Grota de Angico ( Poço Redondo-SE). Segundo o professor Benedito Vasconcelos, “De Piranhas até a Grota de Angicos, os participantes viajam de barco para atravessar o rio e entrar na trilha que leva até ao local onde será celebrada a missa (gruta onde os cangaceiros foram mortos). A dinâmica Prefeita de Piranhas, Maristela Sena Dias é uma grande incentivadora da cultura local e todos os anos ela e seu Secretário Municipal de Cultura e Turismo e o turismólogo Jairo Luiz Oliveira, Curador do evento”.