Cidade de Apodi realizou seu II Festival Sociocultural com uma vasta programação

 

Foto: Tereza Machado

O final de março foi de muita festa para a cultura na cidade de Apodi/RN com a realização do II Festival Sociocultural.

O festival teve inicio no dia 23 com uma programação cultural espalhada por toda cidade, desde a zona urbana até a zona rural, e concluiu no dia de ontem.

Para o secretário municipal de cultura daquela cidade, Dionízio do Apodi, foi muito gratificante e o que é melhor, o público compareceu. Segundo ele, “chegamos na Praça da Bíblia, na Baixa do Caic, no IPE, na Soledade, no Calçadão, na feira livre e em outros lugares. Claro que a chuva não deixou que algumas atividades acontecessem, pois preferimos fazer a céu aberto, mas de chuva a gente não reclama. As atividades que foram canceladas a gente vai desenvolver tão logo passe esse período de chuvas”. 

Dionízio também acrescenta que “quem não foi, perdeu. Perdeu muito, pois foi uma das coisas mais bonitas que já aconteceu em Apodi, e quem foi, pode testemunhar”.

O evento ainda contou com cinema a céu aberto, rodas de leituras, cantoria de viola, apresentações d’As Meninas do Apodi, e um grande encontro de poetas, com as presenças do mossoroense Antônio Francisco, Jadson Lima, Robson Renato, Manoel Cavalcante, Kydelmir Dantas, Teresinha, Moésio Marinho, além dos poetas mirins potiguares que foram atrações a parte neste grande encontro onde a poesia se fez morada. 

A cidade de Apodi respira cultura depois que Dionízio do Apodi assumiu sua secretaria de cultura. Dionízio já prepara a II Edição do projeto Casa de Taipa.  Projeto este que resgata as tradições nordestinas com uma vasta programação popular.

Apodi é distante de Mossoró/RN algo em torno de 80 km e Dionízio tem laços estreitos com a cultura de Mossoró. Ele é um dos criadores do grupo de rua “Pessoal do Tarará” e fez parte do espetáculo “Chuva de Bala no País de Mossoró” inúmeras vezes. Este espetáculo, reconhecido nacionalmente, é realizado durante os festejos juninos de Mossoró.

Que Dionízio continue fortalecendo a cultura do Estado e que os poderes constituídos possam abraçar projetos com estes que só tem a engrandecer o Rio Grande do Norte.