Câmara Cascudo ainda vive entre nós

 

Câmara Cascudo nasceu em Natal, no dia 30 de julho de 1898 e exerceu várias funções em sua vida profissional. Exerceu a função de professor, advogado, jornalista, historiador, folclorista, escritor e antropólogo.

Foi por meio das pesquisas sobre a cultura brasileira que Câmara Cascudo ganhou mais destaque no cenário nacional.

A importância de Câmara Cascudo não ganha somente as lentes pelo Brasil afora, mas passa brilhantemente pelas prateleiras da Coleção Mossoroense onde o mesmo tem várias obras publicadas e/ou foi tema de obras publicadas por diversos autores.

A máxima de que ninguém é insubstituível não vale para este valoroso potiguar. A ideia é de que, se fosse vivo, Câmara Cascudo estaria fazendo 120 de idade. Se fosse vivo ? Mas ele continua entre nós através das suas publicações, das suas pesquisas, das suas matérias, das suas lembranças, do seu legado, dos seus discípulos.

Que Câmara Cascudo seja exemplo de dedicação a ser seguido por todos os pesquisadores. Só assim teremos mais Vingt-uns da vida, mais Raibritos, mais Raimundos Nonatos e tantos outros que tiveram no mestre Cascudo um modelo único que fez deles mesmos, um universo ímpar.