Professor Benedito Vasconcelos participa de encontro de estudos do cangaço

O professor, doutor, escritor, curador e idealizador do Museu do Sertão e presidente da Sociedade Brasileira do Estudo do Cangaço (SBEC) Benedito Vasconcelos esteve participando de uma importante reunião realizada pelo Grupo de Estudos do Cangaço do Ceará (GECC).

Durante a reunião, o jurista Paulo Quesado fez palestra sobre as Minas de Coxá, do padre Cícero Romão, ou simplesmente “padim Ciço”, como tratava o famoso cangaceiro, Lampião.

Além do professor Benedito e do jurista Paulo Quesado, participaram do momento, o professor Melquiades Pinto Paiva; o presidente do Grupo de Estudos do Cangaço do Ceará, Ângelo Osmiro Barreto; a presidente da Academia Lavrense de Letras, escritora Cristina Couto; o cineasta Aderbal Nogueira; o jornalista e escritor Barros Alves; as professoras Arair Pinto e Susana Goretti Lima; os pesquisadores Ezequias Menezes Aguiar, Daniel Cruz e outras importantes figuras do estudo do cangaço.

Para saber um pouco mais sobre as Minas de Coxá do padre Cícero Romão Batista, eis o texto abaixo:

“Famosas não apenas pelos minérios que até hoje se escondem no seu subsolo e protegidas por um serrote íngreme e belo rodeado de caatinga densa, as minas do Coxá de Aurora ao que parece, ainda constituem um grande mistério. Um enigma atemporal como um constante acerto de contas do passado com o presente em nome das utopias do futuro. Uma verdadeira saga sertaneja que por mais de um século de história tem alimentado de causos e contos fantásticos as vastas narrativas da crônica caririense e nordestina. Assim como de aventuras e sonhos de riquezas, a imaginação de todos quantos de algum modo são tocados pelos encantos do seu rico chão. Como se ver, uma página das mais palpitantes da nossa história regional, cuja escrita ainda não se concluiu no seu todo. No passado pertenceram ao padre Cícero Romão que as adquiriu, segundo dizem, por compra junto aos sitiantes do lugar, provavelmente antes de 1903. Entretanto, a sua posse legal constitui-se por anos a fio como um dos mais ferrenhos litígios daquela época fazendo com que sua demarcação definitiva se desse pela força das armas e à revelia da lei”.

(Fonte: José Cícero) / Site: https://www.aurora.ce.gov.br/pontosturisticos.php?id=2