Academia de Ciências Jurídicas e Sociais de Mossoró (ACJUS) realizou Sessão Solene pela passagem dos 93 anos do padre Sátiro Cavalcanti Dantas

A Academia de Ciências Jurídicas e Sociais de Mossoró (ACJUS) realizou Sessão Solene pela passagem dos 93 anos do padre Sátiro Cavalcanti Dantas.

A homenagem faz parte do Projeto Memória Acadêmica Trajetória e aconteceu sábado (21), no Palácio Cultural Milton Marques de Medeiros, sede da ACJUS, localizado na rua Cleodom Almeida, 100, Abolição II.

O evento contou com os acadêmicos da ACJUS Francisco Marcos de Araújo, Charles Lamartine Souza Freitas e Maria da Conceição Maciel Filgueira, como oradores; Thiago Marques, representando o prefeito Alysson Bezerra; ); secretária de Educação do Estado, professora Socorro Batista, representando a governadora Fátima Bezerra, o próprio homenageado, padre Sátiro Cavalcanti Dantas; alunos do Colégio Diocesano, secretários municipais, secretária de estado, representante do presidente do TCE do RN, da OAB, da imprensa, da Igreja, dos colégios particulares e públicos, acadêmicos de diversas academias, sobretudo, da ACJUS, promotora do evento, além dos familiares do homenageado, apologistas culturais e da sociedade em geral.

Segundo o presidente da ACJUS, “foram recebidas mensagens de congratulações do diplomata e imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL) João Almino, do jurista, professor e escritor Roberto Victor Pereira, representante da Academia Cearense de Direito e do Colégio de Presidentes de Academias Jurídicas do Brasil, do confrade Júlio Antonio Lopes, presidente da Academia Amazonense de Letras Jurídicas, de José Maria do Vale Fernandes, presidente da Frente Integrada das Associações Comunitárias do Município de Mossoró“.

A ACJUS apresentou a ampliação da biblioteca e a Resolução de nº 13/2023 instituindo a Medalha do Mérito Educacional professor e acadêmico Sátiro Cavalcanti Dantas.

Além da homenagem ao padre Sátiro, a ACJUS entregou a Comenda Cultural e Social Milton Marques de Medeiros a irmã Zelândia pelos serviços prestados.

Padre Sátiro Cavalcanti Dantas é sócio fundador da Academia de Ciências Jurídicas e Sociais de Mossoró, ocupante da cadeira 28 e, ao mesmo tempo, patrono desta cadeira, além de patrono da biblioteca da referida academia.