Museu do Sertão é considerado Patrimônio Histórico e Cultural de Mossoró após aprovação de Projeto Lei

O Museu do Sertão, mantido pelo professor Benedito Vasconcelos, é considerado Patrimônio Histórico e Cultural de Mossoró após aprovação de Projeto Lei.

O citado Projeto de Lei proposto pelo vereador Francisco Carlos (Avante) e aprovado no plenário da Câmara Municipal de Mossoró, espera a Sansão do Senhor Prefeito Municipal de Mossoró e a publicação no Diário Ofício do Município para entrar em vigor.

O referido museu é uma associação privada que tem feito programações culturais com grande participação popular. Ele foi idealizado, em agosto de 2003, pelo professor, engenheiro agrônomo e escritor Benedito Vasconcelos Mendes.

Ele procura potencial mantenedor do Museu do Sertão para que possa assegurar a cultura sertaneja esteja viva e contada em solo mossoroense. “Meu desejo de doar o Museu do Sertão é motivado pela consciência que tenho que sou finito e este museu é para ser perene. Quero doá-lo a uma instituição que tenha condições de evitar que ele deixe de existir. Desejo ofertar o Museu do Sertão a entidades como Universidades, Fundações Culturais como a do Banco do Brasil, INSA/MCTI (Instituto Nacional do Semiárido do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação), Ministério da Cultura, SESI, SESC, SEBRAE ou outras instituições que tenham condições de manter vivo e desenvolver o Museu do Sertão para que ele continue enriquecendo e divulgando a cultura do semiárido nordestino. O Museu de Artes e Ofícios em Belo Horizonte, por exemplo, é uma instituição administrada pelo SESI“.

O Museu do Sertão é um grande parceiro da Fundação através do professor Benedito Vasconcelos. Além de um espaço em homenagem ao professor Vingt-un, lá estão acomodado vários títulos da Coleção Mossoroense.

Ele está localizado na Fazenda Rancho Verde, estrada de Alagoinha, zona rural da cidade de Mossoró/RN (4 quilômetros de Mossoró).