Professor aposentado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte adota obras da Coleção Mossoroense

O professor aposentado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, João Damata da Costa, adota obras da Coleção Mossoroense.

A adoção faz parte da campanha Adote obras da Coleção Mossoense e aconteceu na tarde da sexta-feira e foi acompanhada pelo colaborador da Fundação Vingt-un Rosado e funcionário público municipal, Eriberto Monteiro.

A campanha nasceu da necessidade da Fundação Vingt-un Rosado em organizar seu acervo e presentear à população com o excedente publicado ao longo dos mais de 70 anos de existência da Coleção e fazê-la guardiã da Coleção Mossoroense, igualmente é a Fundação. 

É importante que a população entenda o objetivo da campanha e venha participar. Receber a visita do professor João da Mata é muito gratificante por perceber que a campanha atingiu outros ares além do território mossoroense“, expressou Eriberto.

João da Mata Costa, ou simplesmente Damata Costa, é também escritor, poeta e amante de obras literárias. Ele escreve em jornais, revistas, blogs e sites. Divulga suas publicações na página pessoal do Facebook e na página Quixote com Rosas. Ele tem poemas publicados no Livro “Sangria e outros poemas”, publicado pela EDUFRN originário do Concurso Literário Américo de Oliveira Costa. Seu depoimento foi gravado no terceiro andar da Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte, local destinado a Fundação Vingt-un Rosado.

Impossível falar de Mossoró sem falar do grande mecenas, que comemorou centenário em 2020, e a Fundação Vingt-un Rosado distribuiu uma centena de brindes para escritores e pesquisadores com as publicações da Coleção Mossoroense. Jerônimo Vingt-un Rosado Maia foi o maior editor do Rio Grande do Norte. Impressionante o feito desse homem morando numa província de um estado pobre e iletrado editar em torno de cinco mil títulos“, comentou João da Mata em tom de agradecimento.

Ele esteve acompanhado de Abimael Silva, editor e proprietário do Sebo Vermelho, localizado em Natal/RN, e da economista Sheila Moura.

Além dos inúmeros livros da Coleção Mossoroense adotados, eles levaram dois kits literários em homenagem ao centenário de nascimento de Vingt-un Rosado.