O presidente da Fundação Vingt-un Rosado foi homenageado pela Academia de Ciências Jurídicas e Sociais de Mossoró

O presidente da Fundação Vingt-un Rosado, Dix-sept Rosado Sobrinho, foi homenageado pela Academia de Ciências Jurídicas e Sociais de Mossoró (ACJUS).

A homenagem foi entregue a sua filha, Luciana Rosado Gomes, por motivos de saúde do homenageado.

A entrega fez parte da programação de aniversário de 8 anos da ACJUS e ocorreu na noite de ontem, no Silogeu da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte.

O homenageado Dix-sept Rosado Sobrinho ocupa a cadeira 21, cujo patrono é Antônio Gonzaga Chimbinho e recebeu a Medalha Ruy Barbosa.

Segundo o presidente da ACJUS Wellington Barreto, “A Medalha leva o nome de Ruy Barbosa de Oliveira, polímata brasileiro que se destacou por sua atividade como advogado, jurista, jornalista, político, diplomata, ensaísta e orador. Tido como exemplo de caráter e inspiração no campo do Direito em sua época, é considerado o patrono dos advogados brasileiros, além de ser o patrono da nossa instituição ACJUS“.

E continua: “A referida honraria é entregue às personalidades que se destacaram ou que ainda se destacam no mundo acadêmico, cientifico ou social, compartilhando saberes e, acima de tudo, que colaboraram ou que ainda colaboram com o crescimento e o desenvolvimento da nossa cidade e do nosso estado, que contribuíram ou que estão contribuindo de alguma forma com a nossa instituição, direcionando suas atuações em benefício da cultura, da educação, da cidadania, da democracia e de um meio ambiental sustentável“.

A Academia de Ciências Jurídicas e Sociais de Mossoró surgiu do compromisso de um seleto grupo de profissionais, pesquisadores das mais variadas formações acadêmicas, comprometidos com o desenvolvimento cientifico do município de Mossoró e do RN.

Ela originou-se após diversas reuniões que foram realizadas formalmente nos anos de 2013 e 2014, quando18 intelectuais dos mais variados segmentos, decidiram fundá-la em 05 de novembro de 2014, recebendo de imediato a adesão de outros atores, envolvidos com a ciência, totalizando, atualmente 50 membros perpétuos.
Seus objetivos são: estudar as ciências jurídicas, sociais e filosóficas, estimulando a continuidade do trabalho científico de seus membros; e difundir as letras jurídicas e sociais, contribuindo para o desenvolvimento da pesquisa, como fator fundamental do desenvolvimento tecnológico.

Além da referida homenagem, segue a lista de outros demais homenageados que a ACJUS reconhece a aplaude:

Medalha Ruy Barbosa:

1ª – ZILENE CONCEIÇÃO CABRAL FREIRE DE MEDEIROS;
2ª – PAULO LOPO SARAIVA;
3ª – JERÔNIMO DIX SEPT ROSADO MAIA SOBRINHO.


Comenda Cultural e Social Acadêmico Milton Marques de Medeiros:


1ª – ARMANDO LÚCIO RIBEIRO;
2ª – DIXON FRADIK MEDEIROS LIMA;
3ª – EDMUNDO ALVES DE ASSIS;
4ª – FÁBIO WELLINGTON ATAÍDE ALVES;
5ª – JOÃO BATISTA XAVIER;
6ª – LÚCIA ROCHA;
7ª – PATRÍCIA JOVELINA DE FREITAS;
8ª – NIKOLAS DIAS COELHO;
9ª – MANOEL DE SOUZA;
10ª – VAGNOS KELLY FIGUEIREDO DE MEDEIROS.