Escritor e pesquisador lançará obra com o selo da Coleção Mossoroense sobre o cinema

O escritor e pesquisador Kydelmir Dantas lançará obra com o selo da Coleção Mossoroense sobre o cinema em Nova Floresta/PB. O lançamento será no mês de julho, na cidade de Nova Floresta, e em agosto, na cidade de Cuité-PB, sem data nem local definido.

A obra além de receber o selo da Coleção Mossoroense, série C, recebe o selo da Offset Editora, de Natal, parceira literária da Fundação Vingt-un Rosado.

O livro A História do Cinema em Nova Floresta traz o período em que funcionou o CINE ÍRIS de Nova Floresta, no período de 1959 a 1989, tempo em que, pelo menos 3 gerações de Novaflorestenses tiveram como meio de diversão, principalmente nos finais de semana, a projeção de filmes como meio cultural“, comentou o autor a respeito da sua pesquisa.

E continua: “Os capítulos do livro foram nomeados com a linguagem cinematográfica, como por exemplo: Avant-première – conta sobre a chegada do cinema, com depoimento do principal envolvido nesta história, seu Hamilton Marinho; Matinês – A partir do depoimento de Menézio Dantas e da família de Hamilton (filhos-as) e parentes) temos a visão do que significou o Cine Íris para ambos; Primeira Sessão – visão sobre o Cinema em Nova Floresta; Canal 100 – levantamento histórico sobre o cinema no mundo e no Brasil; Segunda Sessão – a música do cinema, em Nova Floresta; Cinema de Arte – curiosidades sobre o cinema Novaflorestense; Seriados – depoimentos de alguns dos cinespectadores locais, sobre suas visões com relação ao Cine Íris; Sessão Extra – o cinema em JAÇANÃ, direção: Edmundo Eugênio; em CORONEL EZEQUIEL, direção: Aldenir Dantas); em CUITÉ, direção: André memorialista; em PICUÍ, direção: Pinheiro; Trilha Sonora – Réquiem para o Cine Íris; The End – Legendas finais“.

Kydelmir Dantas além de escritor e pesquisador, é cordelista, professor, agrônomo, poeta e historiador. Ele é autor de inúmeras obras, dentre elas, várias com o selo da Coleção Mossoroense. Títulos como Cangaceiro atrapaiado (1995); Filarmônica José Batista Dantas – 30 anos de glória (1996); Mossoró e o cangaço (1997); Petrobrás e os pioneiros do petróleo (1997); O cangaço na literatura de cordel (1997); Severino Ferreira – O Assum Preto da viola (1998); Os três pilares da Música Popular Nordestina (1998); Café Filho – Um potiguar na presidência da República (1999); Desmatamento manual em mata densa e mata rala – Lucros cessantes (2003); A peleja do Raio da Silibrina com o Relampo da Palavra (parceira com Bráulio Tavares e Jessier Quirino)  (2010); Gonzagão e patativa, dois centenários no céu – (2013); PETROBRAS 60 Anos – Gente que inspira a gente – (2013); De Domingo a Dominguinhos  (2014); As mulheres Cangaceiras, Humanizaram o cangaço – (2015 – edição Revista e Ampliada); O valente e Lampião  (2018); Quirino & Célia Maria: Cangaceiros Culturais (2018); Luiz Gonzaga e a Paraíba  (2018); e Jackson: O Rei do Ritmo num ABC (2019).

A obra A História do Cinema em Nova Floresta está sendo vendida ao preço de 30 reais e pode ser enviada para toda país, incluindo a taxa dos Correios.