Familiares fazem descerramento da placa em homenagem a matriarca Maria Alexandrina

Os familiares da professora Maria Alexandrina da Conceição (In Memoriam) fizeram descerramento de placa em sua homenagem durante sessão solene da Academia de Ciências Jurídicas e Sociais (ACJUS).

O Descerramento da placa oficializou a professora como patrona do espaço de eventos do Palácio Cultural Acadêmico Milton Marques de Medeiros, localizado na sede da Academia de Ciências Jurídicas e Sociais.

Segundo o presidente da ACJUS que dirigiu a sessão solene, Wellington Barreto, “Foi uma noite memorável com a participação do nosso corpo acadêmico e da comunidade social de Mossoró e do Rio Grande do Norte“.

Durante a sessão solene, o advogado e professor Edilson Gonzaga de Souza Júnior (cadeira 22) lançou a obra literária “Educação de Jovens e Adultos como Direito Fundamental”.

Na placa, assim está escrito:

“Maria Alexandrina da Conceição: a mulher mãe de 14 filhos, que rompeu com todas as barreiras sociais, familiares, do patriarcado e da pobreza, alçando grande voos na formação de uma família de princípios éticos, religiosos e de cidadania; A missionária que fazia do seu lar o ambiente de evangelização, uma verdadeira Igreja Doméstica, em que o Rosário, a Bíblia e a História Familiar eram os instrumentos de Evangelização e da Alfabetização dos idosos e jovens: A PROFESSORA que trazia para si o desafio de alfabetizar (letramento, cidadania e evangelização) aquelas crianças que as demais professoras da Escola das Normalistas não conseguiam; A MOMORIALISTA que todo registrava em seus cadernos e agendas de anotações; sendo tais anotações, fonte rica de informações para produção In Memoriam de livros como: Lembranças Que Me Marcam (In Memoriam) e Práticas de Ensino na Alfabetização; Uma experiência que deu certo (In Memoriam). Dona Alexandrina sempre fazia do limão uma saborosa limonada.

Mossoró, 27 de maio de 2022″