Cordelista de 90 anos realiza sonho de publicar seu trabalho poético

O cordelista José Alves de Andrade, de 90 anos, realizou seu sonho de publicar seu trabalho poético intitulado, Dois irmãos.

A obra recebeu o selo da Editora Cordel e o selo da Coleção Mossoroense e foi lançada no último dia 31 de dezembro, data do aniversário do autor.

Era um desejo dele muito antigo e só agora pôde realizá-lo, por coincidência, exatamente nos 90 anos de idade. Ele ficou muito feliz e agradeceu muito,” comentou Raniele Alves, genro e responsável pela realização do sonho do autor.

Segundo Augusto Araújo, professor, cordelista e editor da obra, “É impossível ler este romance em folheto de cordel e não mergulhar nas entranhas de minha infância e lembrar como se fosse agora das estórias que meu tio-avô nos contava a boca da noite no pé do poste lá de casa“.

Dois irmãos tem o formato de livreto, 44 páginas e está disponível para venda ao preço de 10 reais. Os interessados poderão entrar em contato com Raniele Alves pelo telefone 84 99119 2928 (WhatsApp).

“Uma boa aquisição, principalmente para valorizar e incentivar o autor José Alves de Andrade que, mesmo com 90 anos de idade, não parou de sonhar e é exemplo para todas as gerações”, disse Eriberto Monteiro, atual editor da Coleção Mossoroense.

O trabalho ficou muito bom. José Augusto é muito bom em cordel. Ele fez quase tudo sozinho. Agradecemos muito a ele“, concluiu Raniele.

BIOGRAFIA DO AUTOR

José Alves de Andrade, filho dos agricultores Antônio Alves de Andrade e Analdina Souza Guimarães, nasceu em Belém do Brejo do Cruz/PB, onde, nesta época ainda era município de Brejo do Cruz/PB.

Em 1950, aos 18 anos de idade, mudou-se para Mossoró/RN, fugindo da seca e da agricultura meeira, onde veio com o intuito de trabalhar no comércio ou nas fábricas da cidade. Em pouco tempo de sua chegada, alcançou seus objetivos, trabalhando como comerciário e posteriormente, operário da fábrica de tecido de algodão – FITEMA.

Depois com as economias que juntou, colocou o seu próprio comércio (estilo bodega, no bairro Boa Vista), onde obteve prosperidade, tanto na seara econômica como, principalmente, na seara de fazer muitos amigos.

José Alves, desde jovem que escreve poemas, mas tomou o gosto mesmo para escrever após de 60 anos de idade. E com incentivo e patrocínio de Raniele Alves, seu genro, vem publicando seus poemas já há algum tempo. Entre alguns livretos que já foram publicados estão: “História do Evangelho” (1997), “Três tempos em cordel” (2005) e “O menino do sertão” (2010). Todos pela Coleção Mossoroense. Hoje, aposentado, continua escrevendo e publicando suas poesias.

De seu matrimônio com Anita Batista, tiveram muitos filhos: Osmar Batista de Andrade, Ozenira, Batista de Andrade, Antonio Carlos Batista de Andrade, José Batista de Andrade, Josenita Batista de Andrade, Joseneide Alves de Andrade, Sônia Maria Alves de Holanda e Ana Maria Batista de Andrade.

José Alves de Andrade é membro da Academia Mossoroense de Literatura de Cordel (AMLC), ocupando a cadeira número 36, cujo Patrono é ele mesmo.