Colaborador da Fundação Vingt-un Rosado recebe doação de cordéis para composição da cordelteca Kydelmir Dantas

O colaborador da Fundação Vingt-un Rosado, Eriberto Monteiro, recebeu doação de cordéis para composição da cordelteca Kydelmir Dantas.

A cordelteca está localizada na residência de Eriberto, no espaço ao lado da sua biblioteca pessoal que tem como patrona Ivanilde Zirca.

A cordelteca iniciou com pouco mais de 300 cordéis e já possui em torno de 400 títulos, incluindo cordéis de autoria do homenageado e do próprio Eriberto Monteiro.

“Estou muito grato com todos estes cordéis que venho recebendo ao longo da idealização da composição da Cordelteca Kydelmir Dantas. Estamos montando uma forma de dar acesso ao público. Talvez através de um convênio/parceira com a Academia Mossoroense de Literatura de Cordel ou mesmo com a Fundação Vingt-un Rosado/biblioteca municipal. Não sei ainda“, declarou Eriberto.

A doadora dos cordéis, Magaly Holanda, tem vários serviços prestados à cultura do Rio Grande do Norte, inclusive, o Projeto Cordelteca Magaly Holanda, localizada no Distrito de Santo Antônio, da cidade de Severiano Melo/RN, integrando a Casa de Educação Cultura e Artes professora Maria de Fátima Freitas Nunes.

Em 2020, a Fundação Vingt-un Rosado disponibilizou diversos títulos de cordéis para enriquecer ainda mais o severianense. A entrega foi feita durante as homenagens do centenário de nascimento de Vingt-un Rosado e em agradecimento, assim expressou a professora Magaly: “É por estes feitos que a Coleção Mossoroense é reconhecida e respeitada além das fronteiras nacionais“.

Magaly Gomes de Holanda Martins, além de professora, graduada em Geografia e Teologia, com especialidade em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas, é também assistente social, poetisa e escritora. Seus serviços prestados também passam como membro da Academia Mossoroense de Artistas Plásticos (AMARP) e membro da Associação de Amigos do Museu de Folclore Edison Carneiro, além de ser verbete no livro “A Presença Feminina na Literatura de Cordel do Rio Grande do Norte”.

Ela é natural de Severiano Melo RN, é filha de Gilvani Campelo e de Maria Eunice Gomes Campelo. Além de ser professora, escritora,  assistente social, poetisa e artesã, Magaly é graduada em Geografia e Teologia, com especialização em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas.

Entre os seus trabalhos poéticos estão: “Uma casa de taipa”, “Chama olímpica”, “90 anos de Marinha”, “No trânsito, a vida acima de tudo”, “Era uma vez uma rainha”, “Vá para casa, ame a família”, “O poder do abraço”, “Faça o amor valer”, “Os 19 artigos da Lei escoteira”, “O beijo”, “Os brinquedos do meu tempo de criança”, “Ser filha de agricultor”, “Sucesso”, “Um bom lugar”, “Bem me quero no outubro rosa”, “Juntos pela inclusão social”, “Ninguém fica para trás”, “Você é o Natal” e várias produções de livros infantis confeccionados em tecido e ilustrados com a técnica de sublimação em tecido.

A professora tem diversos trabalhos inéditos. Um deles, O ZUM ZUM DA ABELHA, e está inserido no projeto da Fundação Vingt-un Rosado para futura publicação.

Recentemente, Magaly Holanda aclamada e empossada na Academia Mossoroense de Literatura de Cordel (AMLC), cadeira 40, que tem como patrono o poeta cearense Arievaldo Viana, falecido no ano passado.