Fundação Vingt-un Rosado recebe novos guardiões durante a campanha Adote da Coleção Mossoroense

A Fundação Vingt-un Rosado recebeu novos guardiões, Gentil Medeiros e Gregório Macêdo, durante a campanha Adote da Coleção Mossoroense.

A adoção aconteceu na tarde desta sexta-feira (12) e contou com a participação dos funcionários públicos municipais e colaboradores da Fundação Vingt-un Rosado, Eriberto Monteiro e Lima Júnior.

Eles têm feito feito um grandioso trabalho de organização e reestruturação de todo acervo da Fundação Vingt-un Rosado composto pela Coleção Mossoroense e pelo acervo particular de Vingt-un.

Gentil Medeiros, um dos guardiões que visitou a Fundação, é genealogista, pesquisador e professor de literatura. “Quero agradecer aos protetores da leitura e da Fundação Vingt-un Rosado, Eriberto Monteiro e Lima Júnior. Ele nos ofertou, gratuitamente, exemplares literários de genealogia e história regional. Eu sou natural de Currais Novos/RN. Quando tomei conhecimento da espetacular campanha no último dia 11 de novembro, corri para adotar alguma obra literária com temática acima ressaltada“, comentou.

Esse é o maior patrimônio que consideramos como sendo o melhor presente na era da informação.

Ele reforçou a importância da campanha Adote obras da Coleção Mossoroense e do tesouro informativo que é este selo editorial mantido pela Fundação Vingt-un Rosado: “Esse é o verdadeiro patrimônio que consideramos como sendo o melhor presente na era da informação. Pretendo divulgar essa importante campanha a alguns conhecidos que labutam nessa seara. São obras, de certo modo, raras. Esperamos que elas possam ir às mãos certas e que, num futuro próximo, sirvam como vital fonte de pesquisa para a nossa história e cultura“.

A campanha nasceu da necessidade da Fundação Vingt-un Rosado em organizar seu acervo e presentear a população com o excedente publicado ao longo dos mais de 70 anos de existência da Coleção e fazê-la guardiã da Coleção Mossoroense, igualmente é a Fundação. 

Ela tem atingido interessados, não somente de Mossoró, mas também de outras cidades do Rio Grande do Norte como Felipe Guerra, Tibau, Apodi, Marcelino Vieira, Severiano Melo, Macaíba, Caraúbas, Pedro Avelino, Natal, Campo Grande, além de cidades de outros estados.

Os livros disponibilizados para adoção são das mais variadas temáticas que mostram a diversificação do acervo da Coleção Mossoroense. Os interessados podem escolher as obras na sede da Fundação Vingt-un Rosado, localizada no 3º andar da Biblioteca Municipal, na Praça da Redenção, Centro de Mossoró. Parte dos livros está disponível no hall de entrada da Biblioteca. A adoção das obras é feita por agendamento no WhatsApp (84) 98686-0520 em horário comercial ou por meio do sistema autoatendimento mediante as instruções adotadas durante a campanha, das 8h às 17h30, de segunda a sexta-feira.

A gente disponibiliza parte desse acervo no sistema de autoatendimento. Então, o interessado deve ir ao local onde acomodamos o material. Lá, ele poderá escolher a obra do seu interesse. A gente solicita é que a pessoa faça a escolha conforme o seu critério de interesse e não leve qualquer obra. Esperamos que cada um seja consciente, levando o necessário para a sua pesquisa e seus estudos”, orientou o colaborador Eriberto Monteiro, responsável pela campanha.