Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte prepara obras literárias para doação aos participantes da 2ª Corrida da Liberdade Mossoró

A equipe da Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte composta por Eriberto Monteiro, Lima Júnior, Severina Marta e o convidado Lucas Rafael, preparou obras literárias para doação aos participantes da 2ª Corrida da Liberdade Mossoró.

A 2ª Corrida da Liberdade Mossoró acontecerá na manhã do próximo dia 26 de setembro e já conta com inúmeras inscrições (esgotadas).

Este evento foi criado em alusão aos festejos de 30 de setembro, data em que se comemora a abolição dos escravos, em Mossoró/RN e percorrerá várias ruas do centro da cidade.

Sua concentração acontecerá na praça da Redenção Dorian Jorge Freire, em frente a Biblioteca Ney Pontes Duarte. Na instituição pública municipal será instalada a arena do evento e ponto de apoio aos participantes.

Segundo seus organizadores, atendendo às recomendações dos órgãos competentes, fizeram alguns ajustes no percurso das provas de 3km e 5km. A largada ocorrerá na rua Trinta de Setembro e percorrerá locais repletos de muita cultura e história da cidade de Mossoró.

A Fundação Vingt-un Rosado será parceira da Secretaria Municipal de Cultura neste evento e deixará várias obras literárias da Coleção Mossoroense disponíveis no hall central da biblioteca. Principalmente obras que remetem a libertação dos escravos em Mossoró, ocorrido no dia 30 de setembro de 1883.

Segundo Eriberto Monteiro, que coordena esta ação de doação: “A parceria entre a Fundação Vingt-un e a biblioteca fortalece ainda mais a nossa cultura e disponibiliza obras da Coleção Mossoroense para a população conhecer a história local. Obras de conhecimento valorosos para que a população possa perceber a importância da Coleção Mossoroense na preservação do saber e da historiografia local “.

Ao lado dos servidores municipais estava Lucas Rafael. Um jovem estudante que reconhece o valor dos estudos e da campanha: “É importante porque ajuda as pessoas a conhecerem a história de Mossoró“, comentou Lucas.

Para o professor de História Lima Júnior, “A leitura deve estar presente em todas as atividades escolares. Torná-la hábito é um dever de todos. Partindo deste pressuposto, a leitura enquanto hábito leva o ser humano a se transportar para o desconhecido, descobrir outros mundos. Através da leitura podemos entender a realidade que nos cerca e acrescentar vida ao sabor da existência. Assim, a Biblioteca Municipal Ney Pontes em parceria com a Fundação Vingt-un Rosado, disponibiliza a doação de livros“.

As obras fazem parte da campanha Adote obras da Coleção Mossoroense, promovida pela Fundação Vingt-un Rosado em parceria com a biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte, através da Secretaria Municipal de Cultura.

O objetivo é despertar o prazer da leitura e aguçar o potencial cognitivo do leitor. Frequentar espaços como esses Estimula o desejo de novas leituras, pois conhecendo nossa história por meio dos livros possibilita a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação. Isto é, Proporciona ao indivíduo através da leitura, a oportunidade de alargamento dos horizontes pessoais e culturais, garantindo a sua formação crítica e emancipadora“, completou Lima Júnior.

Mais detalhes, acesse a responsável pela corrida através do site https://tesportes.com.br/corridadaliberdade2021/