Academia Mossoroense de Artista Plásticos (AMARP) completa 4 anos de existência de muitos serviços prestados à sociedade

A Academia Mossoroense de Artista Plásticos (AMARP) completa 4 anos de existência de muitos serviços prestados à sociedade.

A AMARP é uma instituição cultural idealizada, fundada e presidida pela professora, artesã e artista plástica
Franci Dantas.

Ela tem como patrono, João da Escóssia Nogueira e surgiu com propostas inovadoras e arrojadas para fortalecimento da cultura mossoroense, dando visibilidade e valorização dos acadêmicos para a disseminação e fomentação de suas produções artísticas.

Segundo Franci Dantas, “Somos consciente que todos os segmentos da Arte consistem na diversidade de qualificações proporcionadas ao ser humano, a associação impulsiona atividades socioculturais como forma de integrar, aproximar e unir as instituições em um núcleo produtivo em prol da cultura mossoroense“. E completa: “A AMARP surgiu da necessidade do resgate dos artistas visuais desconhecidos que ainda não estão associados à cultura mossoroense. Através da exibição de suas produções artísticas”.

Franci Dantas pretende impulsionar outros profissionais de vários segmentos artísticos que ainda se encontram limitados nos seus ateliês ou que fazem trabalhos avulsos sem o devido reconhecimento dos seus talentos.

A AMARP tem sido parceira da Fundação Vingt-un Rosado. Esperamos que esta parceria seja mantida sempre, pois só assim, fortaleceremos nossa cultura“, comentou Eriberto Monteiro, coordenador de reestruturação do acervo da Fundação Vingt-un Rosado e funcionário público, locado na Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte.

Um pouco da História da Academia Mossoroense de Artista Plásticos (AMARP)


Em 16 de setembro de 2017, às 09: horas (sábado), numa das salas da Escola de Artes de Mossoró, Franci Dantas reuniu os artistas visuais, Maria Freire da Costa, Hebert Luís Régis de Menezes, Ednaldo de Oliveira Bezerra, Maria José Guimarães, Francisco Bezerra de Lima Neto e Taniamá Vieira da Silva Barreto para a apresentação e propostas da primeira instituição direcionada exclusivamente as Artes Visuais de Mossoró.

Durante o encontro, os Sócios Fundadores receberam esclarecimentos sobre os principais objetivos, critérios e participaram do estudo-debate sobre o Estatuto Social, que os participantes receberam cópias para eventuais dúvidas sobre a Academia.

Após a fundação a instituição realizou a “Sessão Magna de Posse” dos primeiros acadêmicos em 07 de dezembro de 2018, criou o “Troféu AMARP” para homenagear diversas personalidades culturais, e a “Comenda Cultural João da Escóssia Nogueira” para agraciar o “Presidente de honra da AMARP”, o senhor Asclépius Saraiva Cordeiro e a “Patrona da AMARP”, acadêmica Maria Freire da Costa.

Realizou diversos eventos socioculturais, entre eles: “PRIMEIRO NATAL AMARP”, SARAU REMEMBER” (jardim interno do Museu Histórico Lauro da Escóssia) e o “LUAL JUNINO AMARP” (jardim externo do museu citado acima).

No último evento aconteceu a comemoração de aniversário dos acadêmicos. Também celebrou, em eventos internos, as principais datas comemorativas: Dia das Mães, Páscoa, Dia Internacional da Mulher etc.

Quanto as produções artísticas, realizou as seguintes exposições coletivas: (02) Exposições Visuais – “I Encontro de Autores Mossoroenses” no Museu do Sertão (Jornadas Culturais – I Encontro de Autores Mossoroenses), com participação das escritoras Franci Dantas e Maria Freire da Costa – Loja Maçônica Jerônimo Rosado (Noite da Cultura – Sessão Magna) – duas (02) na Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte (aniversário da entidade – evento da Associação dos Escritores Mossoroenses (ASCRIM)) – duas (02) no Museu Histórico Lauro da Escóssia, além de uma (01) Exposição Individual, realizada no Salão de Festas do Residencial da acadêmica Maria Freire da Costa.

Por questões internas da Escola de Artes de Mossoró, após a fundação foram realizadas apenas duas (02) reuniões ordinárias quando foi decidido mudar para a Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte, sendo acolhidos pela diretora Maria das Graças Henrique.

Por motivo de concentração das instituições culturais de Mossoró na “Sala das instituições”, localizada na biblioteca municipal, a AMARP foi transferida para o Museu Histórico Lauro da Escóssia, sendo recepcionada, com carinho e apoio total, pelo diretor Asclépius Saraiva Cordeiro.

O período de maior produtividade e gratificação pessoal da AMARP aconteceu durante a estadia no referido museu. “Temos eterna gratidão para o diretor Asclépius, tanto pelo seu comprometimento e valorização com a Arte e principalmente com a nossa instituição”, assim expressou Franci Dantas em agradecimento.

Cumprindo fielmente os objetivos e propostas apresentados na reunião extraordinária de Fundação, a AMARP realiza um trabalho sério direcionado aos acadêmicos confiantes que o fortalecimento da cultura está na unificação das instituições, visto que todas fazem parte da cultura mossoroense.