Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte comemora 15 anos localizada na atual sede

A Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte, Mossoró/RN, comemora 15 anos de idade localizada na atual sede, prédio da Sociedade União Caixeiral.

Os festejos de inauguração da nova sede foram feitos exatamente na noite do dia 16 de julho de 2006, um sábado, com grande participação popular e de autoridades do Rio Grande do Norte.

O prédio da Sociedade União Caixeiral foi disponibilizado e contou com uma área total construída de 1.805,55m2, entre o prédio antigo e o anexo construído.

O então diretor da instituição no período, o professor Almir Nogueira relata que “Com essa infraestrutura em funcionamento, verificou-se, portanto, que a Biblioteca Pública Municipal Ney Pontes Duarte atendeu às exigências da sociedade contemporânea em nível local, estadual, nacional e até internacional“.

Durante o período sediada neste novo prédio, a Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte, além do professor Almir, ainda teve os diretores, Manoel Vieira Guimarães, Maria das Graças Henrique e, atualmente, Rafaella Costa.

Foi um momento especial para a cultura mossoroense. Fiz parte do trabalho de transferência do material e da formatação da equipe lotada nesta instituição. tenho muito orgulho disso“, comentou Eriberto Monteiro. Um dos funcionários mais antigos da biblioteca e que colabora com a reestruturação da Fundação Vingt-un Rosado.

A biblioteca, além de ser parte integrante da educação e da cultura mossoroense, também fez-se ponto turístico para inúmeros visitantes. “Nas suas dependências recebemos turistas estrangeiros: americanos, argentinos, portugueses, japoneses, franceses, entre outros. Uns para conhecê-la, outros para pesquisarem, ainda outros para viajarem na leitura de um bom livro e assim por diante, concluiu professor Almir Nogueira.

Almir Nogueira é autor de várias obras publicadas com o selo da Coleção Mossoroense. Ele faz parte da diretoria da Fundação Vingt-un Rosado e já escreveu artigos contando a história da Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte, onde o mesmo trabalhou por quase 10 anos.

A nova administração da instituição tem feito esforços para dinamizar seus serviços. As ações estão sendo elaboradas e, breve, novidades acontecerão.