Hoje completa 70 anos do desastre aéreo que vitimou o filho ilustre de Mossoró: Jerônimo Dix-sept Rosado Maia

Mossoró, hoje, completa 70 anos do desastre aéreo que vitimou o filho ilustre de Mossoró: Jerônimo Dix-sept Rosado Maia, então governador do Rio Grande do Norte.

Segundo relatos, inclusive nas obras publicadas com o selo da Coleção Mossoroense, o acidente aéreo ocorreu numa quinta-feira, por volta de 9h do dia 12 de julho de 1951.

Por causa da pouca visibilidade devido as chuvas da região, uma das asas da aeronave atingiu uma árvore e explodiu, matando todos os 28 ocupantes. A aeronave caiu nas proximidades do Rio do Sal, cidade de Aracaju, Sergipe.

Dix-sept Rosado tinha uma vida política promissora e vitoriosa. Começou sendo prefeito de Mossoró, numa curta passagem, pois fora eleito governador do estado do Rio Grande do Norte. Ele ficou no cargo de governador apenas cinco meses e 12 dias.

Durante sua administração no executivo municipal mossoroense, através do seu irmão Vingt-un Rosado, Dix-sept Rosado instituiu o Decreto nº 4 que criou a biblioteca e o museu municipais de Mossoró, até hoje servindo a população.

A Coleção Mossoroense tem inúmeras obras publicadas que relata a biografia deste ilustre filho mossoroense que, mesmo tendo falecido tão cedo, tem inúmeros serviços prestados ao solo potiguar.

Em 2001 a Prefeitura de Mossoró homenageou Dix-sept Rosado com um documentário dirigido por Augusto Luis Andrade Gomes, com Roteiro do jornalista e poeta Adriano Sousa, Pesquisa e Coordenação de Isaura Amélia, além dos depoimentos do Professor-Doutor Jose Lacerda Alves Felipe (UFRN); do ex-Governador do Rio Grande do Norte Aluízio Alves; da Prefeita Rosalba Ciarlini; do ex-Deputado Federal Carlos Alberto (Betinho Rosado); do Professor Vingt-un Rosado; da viúva de Dix-sept, Adalgisa Sousa Rosado; do sindicalista José Moreira; do Locutor de campanha, Edmílson de Andrade; do professor Aílton Siqueira; e com participações especiais de: Augusto Pinto, Cícero Dias, Deyse Silveira, Pedro Ferreira, Fernando Luís, Arruaça, Grutum e Quadrilha Sensação.

Esta produção poderá ser acessada através do link https://www.youtube.com/watch?v=TudWmkAHtFI&feature=youtu.be

Mossoró presta uma valorosa homenagem com uma enorme estátua localizada na praça Vigário Antonio Joaquim, conhecida praça da catedral de Santa Luzia, no centro da cidade, e lamenta que tenha falecido tão prematuramente… A homenagem foi inaugurada no dia 30 de setembro de 1953…