Fundação Vingt-un Rosado recebeu ajuda da ONG Rotaract Club de Mossoró no transporte do seu acervo

A Fundação Vingt-un Rosado recebeu ajuda da Organização Não Governamental (ONG) Rotaract Club de Mossoró no transporte do seu acervo.

A Rotaract Club de Mossoró é um clube parceiro do Rotary Club de Mossoró, composto por jovens de 18 a 35 anos e que prestam serviços voluntários à comunidade.

Os jovens que ficaram disponíveis para execução do serviço foram: Jeferson Santos, Samuel Camilo, Vitória Duarte e Arthur Marques

Muito importante receber a ajuda destes jovens em colaboração a cultura mossoroense. O acervo do Memorial de Vingt-un estava precisando ser transportado para o terceiro andar. E como temos uma equipe muito pequena, demoraríamos semanas. Estes jovens transportaram numa única tarde“, comentou Eriberto Monteiro, colaborador da Fundação que está coordenando os serviços de reestruturação da instituição. E conclui: “Quero agradecer a Jeferson Santos, responsável pela parceria entre as duas instituições: Fundação e Rotaract Club“.

Jeferson Santos é advogado e pesquisador e tem utilizado as obras da Coleção Mossoroense como fonte de pesquisa para seus estudos.

Para ele, “A Coleção Mossoroense é um precioso bem histórico cultural que precisa ser valorizado na proporção ideal a sua grandeza. A sublimidade da história e a sua contribuição para o futuro deve-se exclusivamente ao trabalho de quem se dispõe a contá-la. E a historiografia produzida diretamente por Vingt-un ou por ele incentivada fornece as bases da nossa identidade cultural. Sua perspectiva historicista, por mais que sujeita a críticas acadêmicas, sempre será um referencial para quem pretende imergir no passado em busca de respostas“. E vai além, valorizando o trabalho desenvolvido pela Fundação Vingt-un Rosado: “A Fundação que carrega o peso político-cultural de seu nome, portanto, assume a grandiosa missão de guardiã das fontes históricas que ainda nos restam sobre Mossoró. O trabalho de seus servidores, portanto, não é um mero trabalho institucional-privado. É um trabalho para o mossoroense enquanto sujeito histórico de si mesmo, de sua cultura do ontem, do hoje e do amanhã. É um trabalho que constrói as pontes intergeracionais necessárias a nossa autocompreensão individual e coletiva“.

Antes de tudo, a Fundação agradece pela disponibilidade em contribuir, voluntariamente, com este trabalho tão importante de reestruturação do seu acervo. A sociedade precisa de jovens com esta visão abnegada em prol da cultura.