Chuva de bala no país de Mossoró, um filme será lançado no próximo dia 23 no canal do YouTube da Prefeitura Municipal de Mossoró

O Chuva de bala no país de Mossoró, um filme será lançado no próximo dia 23 de junho no canal do YouTube da Prefeitura Municipal de Mossoró.

Chuva de Bala é um espetáculo tradicionalmente encenado no adro da Capela de São Vicente e conta a história da bravura do povo mossoroense na resistência ao bando de Lampião, liderada pelo então prefeito Rodolfo Fernandes, ocorrido no dia 13 de  junho de 1927. Na época, a capela foi utilizada como importante trincheira durante o combate.

A primeira versão do espetáculo, encenada em 1977, não tinha o mesmo glamour dos atuais. A atração ganhou status a partir de 2002 quando ressurge com o nome Chuva de Bala no País de Mossoró e sob a direção do artista global Antônio Abujamra.

Quem mais dirigiu o espetáculo foi o dramaturgo, ator e figurinista, João Marcelino (13 no total) e atualmente a direção está aos cuidados de Marcos Leonardo que já participou como protagonista no papel de Rodolfo Fernandes.

Com mais um ano atípico devido a pandemia, a Prefeitura Municipal de Mossoró preparou, na programação do Mossoró Cidade Junina, uma versão virtual do espetáculo. Será em formato de cinema, exibido pelo canal do YouTube da própria prefeitura.

As gravações do filme já foram feitas e está em processo de edição. Segundo o assistente de direção Júnior Félix, a versão 2021 mantém a essência do espetáculo teatral do Chuva de bala.  “Não é totalmente um filme. Quando a gente diz Chuva de Bala: um filme, trata-se de uma lembrança. Como dizemos, passou um filme na nossa mente. O Chuva de bala: um filme é nesse sentido. Esse filme, essa lembrança que passa na mente das pessoas“. E finaliza: “O espetáculo esse ano vai lembrar sempre o teatro porque por mais que estejamos filmando em externas, como as cenas do cangaceiro que vão ser mata, as cenas do prefeito que foram gravadas no gabinete do próprio prefeito…”

Esta versão conta com mais de 100 pessoas envolvidas, direto ou indiretamente, sendo 72 artistas de 16 grupos teatrais e mais diversos artistas independentes, entre bailarinos, atores, atrizes e músicos.

A Prefeitura Municipal de Mossoró, através do secretario de cultura, Etevaldo Almeida, está fazendo o possível para realizar uma bonita festa junina mesmo com toda dificuldade financeira.  A exibição do espetáculo Chuva de Bala no país de Mossoró poderá ser estendida para outras plataformas digitais.

Texto: Tarcísio Gurgel
Trilha: Caio Padilha
Direção: Marcos Leonardo
Assistente de Direção: Júnior Félix
Coreógrafo: Hykaroo Mendonça
Produção de elenco: Gilca Leonardo
Diretor de Fotografia: Giovane Rocha
Produtora: Flex Produções

Rodolfo Fernandes: Damásio Costa; Lampião: Jeyzon Leonardo; Coronel Antonio Gurgel do Amaral: Cícero Lima; Jararaca: Américo Oliveira; Massilon: Augusto Pinto; CoqueiroPlínio Sá; Gatinho: Maxson Ariton; SabinoDouglas Blade.

Realização: Prefeitura Municipal de Mossoró – Secretaria Municipal de Cultura.