Funcionário público municipal grava vídeo em homenagem ao aniversário de criação da Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte

O funcionário público municipal, Eriberto Monteiro, gravou vídeo em homenagem ao aniversário de criação da Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte.

A gravação foi feita na residência do referido funcionário em trabalho home office.

Eriberto Monteiro, além de trabalhar na biblioteca municipal, é colaborador da Fundação Vingt-un Rosado e trabalha no processo de reestruturação do seu acervo.

O vídeo está disponível no canal da Fundação Vingt-un Rosado e poderá ser acessado pelo endereço https://www.youtube.com/watch?v=mixGy67hYSg

A biblioteca está completando 73 anos de sua criação. Ela nasceu pelas mãos do então professor Jerônimo Vingt-un Rosado Maia, auxiliado por dona América Fernandes Rosado Maia, sua esposa, e sendo criada pelo Decreto 4 do prefeito da época, Jerônimo Dix-sept Rosado Maia.

Para todos que fazem a Fundação Vingt-un Rosado, a biblioteca é motivo de orgulho. Foi exatamente após a criação desta que foi criado o informe que possibilitou dar vida a Coleção Mossoroense: o Boletim Bibliográfico.

Este Boletim trazia informes da recém criada biblioteca e do recém criado, Museu Municipal de Mossoró.

Como todo nascimento é festejado, comemorado e presenteado, com a biblioteca não foi diferente. Recém criada, ela recebeu doações de livros de vários intelectuais e amigos do casal Vingt-un /America Rosado.  Apoio este necessário para início como uma instituição valorosa que foi inaugurada posteriormente, em 30 de setembro de 1948. 

No ano de 1996, a biblioteca passou a homenagear o ex-militar Ney Pontes Duarte.

O patrono Ney Pontes Duarte era um militar aposentado detentor de um grande acervo cultural. Vendo ele que a biblioteca precisava enriquecer seu acervo, fez doação do seu acervo e ainda comprava livros para fazer as doações. Há relatos de que ele separava parte do seu salário mensal para comprar livros para doação. A ação de doar, totalizou mais de quatro mil (4000) obras dos mais diversos temas.

A abnegação nas doações trouxe reconhecimento pelas autoridades constituídas de Mossoró. E novamente, sob indicação de Vingt-un Rosado, a então prefeita da época, Sandra Rosado, resolveu reconhecê-lo como patrono da biblioteca pública de Mossoró. 

Atualmente, a diretora da instituição, Rafaella Costa, tem feito esforços para que ela possa ofertar serviços de qualidade.

Na gravação do vídeo, assim expressou Eriberto:

Quero parabenizar a biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte pela passagem dos seus 73 anos de existência numa batalha cultural iniciada no final dos anos 40, idealizada pelo professor Vingt-un Rosado.

Ela já nasceu com o projeto pedagógico de apoio as escolas, de valorização a leitura e preservação do conhecimento. E até hoje continua exercendo seu papel de fortalecimento a cultura, a educação, a história e prestação de serviços a sociedade.

O nosso agradecimento a todos que fizeram e que fazem esta batalha cultural chegar até aqui. E que venham mais outros 73 anos…

Um grande abraço a todos. Viva a biblioteca Municipal. E viva a cultura mossoroense.