Secretaria Municipal de Cultura realiza evento cívico em frente à Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte para celebrar os 169 anos de emancipação de Mossoró

A Secretaria Municipal de Cultura realizou evento cívico em frente à Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte para celebrar os 169 anos de emancipação de Mossoró.

O evento aconteceu na manhã de hoje e contou com a participação de vários funcionários lotados na referida secretaria.

O secretário da pasta, Etevaldo Almeida, falou sobre a homenagem da secretaria de cultura ao município de Mossoró. Segundo ele, “Enquanto município de Mossoró, estivemos reunidos numa pauta conjunta, às 8 horas da manhã, fazendo o hasteamento das bandeiras do Brasil, do município de Mossoró e do estado do Rio Grande do Norte, exatamente para evidenciar estes 169 anos de idade da emancipação política“.

Etevaldo ainda comentou sobre a importância de lembrar o feito como parte do crescimento que passa o município na atual gestão: “Para nós, quanto gestão pública municipal, é de fundamental importância de pensar neste ato, neste feito, neste momento comemorativo para que a gente possa, enquanto município, destacar, o quanto nós, como gestores públicos, temos a responsabilidade de dar continuidade ao crescimento da cidade, de evidenciar o quanto nós estamos comprometidos com toda proposta de avanço, de crescimento do município de Mossoró”.

Eriberto Monteiro, funcionário público lotado na biblioteca relatou a importância deste momento, não somente para celebrar a emancipação política, mas para mostrar o momento vivido na atual administração: “Parabéns para Mossoró pela passagem dos seus 169 anos e para a atual administração pública que descentralizou as homenagens. Cada secretaria foi responsável pela sua homenagem, fazendo com que os seus funcionários fizessem parte da festa com segurança sanitária“.

A emancipação de Mossoró foi um ato político. Segundo o escritor da Coleção Mossoroense, Geraldo Maia do Nascimento, “No dia 15 de março de 1852, a povoação de Santa Luzia (Mossoró) é elevada a categoria de Vila, pelo Decreto Provincial nº 246, sancionado pelo Drº José Joaquim da Cunha, oficial da Ordem da Rosa, Doutor em Matemática, Capitão Honorário do Imperial Corpo de Engenharia, Lente da Escola Militar e Presidente da Província do Rio Grande do Norte. Com esse Decreto, Mossoró se tornou independente politicamente, desvinculando-se do poder de Açu, a quem era ligada anteriormente. 15 de março  é, portanto, a data magna da cidade.  Um ano depois, em 1853, era escolhida a sua primeira intendência (Prefeito e Vereadores), tendo sido eleito o padre Antônio Freire de Carvalho, como Intendente, para o período administrativo de 1853 a 1856″. 

Todos os envolvidos na homenagem obedeceram os protocolos sanitários estabelecidos pelos especialistas em saúde no combate ao novo coronavírus.