Reitora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido resgatou mobiliário do gabinete de Vingt-un Rosado

A reitora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Ludimilla Carvalho Serafim Oliveira, resgatou mobiliário do gabinete de Vingt-un Rosado.

A mobília foi utilizada pelo professor Vingt-un quando ele era diretor da então Escola Superior de Agricultura de Mossoró (ESAM), hoje UFERSA.

Segundo Ludimila Carvalho, “Vingt-un é o embaixador da UFERSA. Resgatar a sua memória é reconhecer a sua importância para a instituição”.

A informação chegou ao público após a publicação no jornal De Fato e pelas redes sociais. O colaborador da Fundação Vingt-un Rosado, Eriberto Monteiro, procurou saber detalhes sobre este resgate e recebeu da reitora, a seguinte informação: “Estou em viagem e próxima semana eu marco com você e explico. Você vai lá e tira umas fotos e vê“.

Pelo que foi apurado e amplamente divulgado pelo jornal De Fato “Os móveis da era Vingt-un estavam jogados em depósito, empoeirados, abandonados. É como se a sua história tivesse sido escondida por sucessores. Profundo desrespeito à memória de quem dedicou a vida inteira a Esam“.

Vingt-un foi diretor da ESAM nos anos de 1974 a 1978 e 1988 a 1991. Esta escola foi um sonho de Vingt-un realizado pela prefeitura de Mossoró, através do decreto 03/67 assinado pelo então prefeito, o prefeito Raimundo Soares de Souza no dia 18 de abril de 1967 e inaugurada a 22 de dezembro do mesmo ano. A realização deste sonho vantaneano é resultado de uma parceria com o Instituto Nacional do Desenvolvimento Agrário (INDA), presidido pelo mossoroense e irmão de Vingt-un, Dix-huit Rosado Maia, que assegurou a todos os recursos necessários.

No mês de setembro último passado, durante as comemorações do centenário de Vingt-un, a equipe da Fundação em conjunto com os familiares dele Rosado, visitaram à UFERSA.

Foi um grande momento para mostrar para a sociedade o quão importante foi Vingt-un Rosado para a História, não só da instituição, mas de toda cidade de Mossoró, certamente, do Rio Grande do Norte”, comentou Eriberto Monteiro.