Fundação Vingt-un Rosado apresenta currículo do seu colaborador e concorrente à cadeira 16 da AMOL

A Fundação Vingt-un Rosado apresenta o currículo do seu colaborador, Eriberto Monteiro, concorrente à cadeira 16 da AMOL e desde já, pede votos para que ele possa representá-la com seu dinamismo.

Segue, abaixo:

 

José Eriberto de Oliveira Monteiro é conhecido no meio cultural pelo nome de Eriberto Monteiro. Ele nasceu em Mossoró/RN, em 1971. Na infância-adolescência, já rabiscava os seus primeiros versos em amoricos da sua idade.
Aos quinze anos, montou um grupo de rock onde era o líder, cantor e compositor, sendo de
sua autoria, inúmeras canções.
Sua primeira obra, em forma de esboço, foi “A História de Jesus Cristo”, onde ele fez um
breve relato sobre a vida missionária da maior figura que já pisou na face da terra. Este trabalho não foi publicado, mas serviu de base para seus estudos religiosos e sonho em ter um trabalho disponível ao público.
Chegou a cursar a Faculdade de Ciências Econômicas (FACEM) de 1991 a 1993, entrando, posteriormente, na Faculdade de Letras e Artes (FALA) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), em 1994, concluindo licenciatura em Língua Vernácula e sua literatura. Estudou música e artes cênicas, tendo participado do coral da Universidade
do Estado do Rio Grande do Norte e participado de peças teatrais diversas nas
comunidades mossoroenses.
Na sua vida artística está um variado repertório de músicas que lhe renderam
e ainda rendem muitos elogios. Seus parceiros musicais, quase sempre da sua roda
de amigos, destacam: Francisco De Assis Sabino, Roberto Silva, Ângelo Moretson,
Saulo Russo, Antônio Serafim Pereira, Dálcio Araújo, Paulo César Xavier e Alberto
Rodrigues.
No final de 1999, Eriberto Monteiro tornou pública duas de suas poesias musicadas e aplausos não lhe faltaram. Até mesmo Vingt-un Rosado parabenizou-o em apresentação na Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte, na comemoração do Dia Nacional da Poesia.
Participou de festivais de músicas católicas como cantor e compositor, sendo de sua autoria as músicas “Me ajude a viver”, “Estou com o Senhor” e “O Senhor é tudo para mim”.
Exerceu a função de radialista (onde foi produtor de programa radiofônico, locutor, rádio-escuta e plantonista esportivo), auxiliar de serviços gerais, cobrador, professor, recenseador e comerciário.
Seu primeiro livro, “Retratos de uma paixão” (poesia), foi publicado em 2000 pela Editora Júnior, mostrando seus sentimentos pela sua amada, atual esposa Maria Rosimeire Lopes Monteiro.
Dotado de uma curiosidade e uma veia de historiador, iniciou o trabalho sobre a Capela de São Vicente, em Mossoró, com brilhantismo de um investigador que busca pela verdade dos fatos, chegando a publicar a obra “Capela de São Vicente: fé e bravura – De Vicente ao padre Sátiro”, em duas oportunidades: em 2009, pela Coleção Mossoroense e 2013, edição revista e ampliada, pela Sarau das Letras.
Escreveu e publicou, em parceria com Luiz Benício e Maria da Glória Gurgel, a revista
poética em homenagem ao padre Sátiro Cavalcanti e seus 56 anos de dedicação à Capela
de São Vicente.
Eriberto Monteiro é responsável por 48 estrofes (septilha) das 70 que compõem a obra.
Chegou a ser auxiliar de Raimundo Soares de Brito, onde aprendeu o processo de clipagem e acendeu ainda mais o gosto pela pesquisa.
Atualmente trabalha como funcionário público Municipal lotado na Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte (desde 2005) e colabora com a Fundação Vingt-un Rosado (desde 2017), sendo o editor da Coleção Mossoroense e coordenador a reestruturação do seu
acervo.
Como músico, fez parte do trio RBA (TRIORBA), dos grupos Inimigos do Ritmo, Invasão Sonora, Apocalipse 2000, Chocolate Sensual, do coral da Paróquia de São João Batista e, atualmente, faz parte do grupo vocal e instrumental Queremos Deus, da Capela de São Vicente, desde 1997.
Participando das inúmeras atividades da Fundação Vingt-un Rosado, Eriberto Monteiro tem idealizado várias ações como concurso literário, oficina de literatura, programa de incentivo à leitura e outros mais.
Através da Fundação Vingt-un Rosado, participou da fomentação literária nas Feiras do Livro de Mossoró, no ano de 2017-2018; Encontro Nordestino de Genealogia, em Caicó/RN; Estopim Literário, realizado pelo SESC Mossoró/RN; Jornada Cultural do Museu do Sertão; Noite da Cultura, sendo de sua responsabilidade, além da exposição literária, toda a logística cultural do evento que homenageia o professor Vingt-un Rosado no mês de setembro; Também colaborou na elaboração e execução das comemorações do centenário de Vingt-un Rosado, onde foram feitas várias homenagens pela passagem dos 100 anos
de nascimento de Vingt-un Rosado em diversos locais físicos e virtuais.
Eriberto Monteiro é um dos responsáveis pela composição e publicação do Novo Boletim
Bibliográfico, o informativo da Fundação Vingt-un Rosado, onde, além de editor, é revisor e
diagramador. Ele ainda é responsável pelas atualizações das redes sociais da Fundação Vingt-un Rosado como o site (colecaomossoroense.org.br), YouTube, Facebook, Instagram e Twitter, sendo considerado imprescindível no processo de comunicação da Fundação.
Na Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte, faz parte da equipe cultural da
instituição ao lado de outros demais funcionários.
Sempre tem colaborado com seus dotes musicais fazendo apresentações em
eventos culturais, formando dupla musical com Goreti Alves ou Júlia Azevedo Bolão.
É de sua autoria a letra da música em homenagem ao ex-governador do Rio
Grande do Norte e ex-prefeito de Mossoró, Dix-sept Rosado. A letra ressalta a
criação da biblioteca pública de Mossoró acontecida em 1948 e outros momentos
importante da instituição cultural. O samba foi interpretado pela cantora e companheira de trabalho, Júlia Azevedo Bolão.
Em 2019, publicou pela Coleção Mossoroense, a obra “Capela de São Vicente: 100 anos de história e religiosidade” para comemorar o centenário da capela vicentina. A obra foi publicada em parceria com Faculdade Católica do Rio Grande do Norte.
Ainda escreveu, porém não publicou: “No limite do amor” (poesia – inédito), “Em Formas de Palavras” (crônica inédito), “O Brasil tem Senso – As aventuras de um recenseador em apuros” (Conto – inédito), além do livro infantil “As macaquices do macaco”, ao lado
da sua irmã, Patrícia Zirca de Medeiros.
Membro da Associação dos Escritores Mossoroenses (ASCRIM) e do Instituto Cultural do
Oeste Potiguar (ICOP), ainda por tomar posse. Eriberto já fez parte da Comissão
Mossoroense de Folclore (COMFOLC). Faz parte das confrarias Letras Poéticas e Café e
Poesia, sendo de sua autoria a poesia “Orgulho de Mossoró”, publicado na antologia “Café e Poesia – Volume 4”, em homenagem ao poeta Antônio Francisco.
Foi agraciado com o Troféu AMARP e Diploma do Mérito Cultural da AMARP em reconhecimento pelos serviços prestados à cultura mossoroense.
Recebeu homenagem de agradecimento da Fundação Vingt-un Rosado pelos relevantes serviços prestados e zelo incondicional à Coleção Mossoroense, demonstrando lealdade e apreço ao legado deixado por Vingt-un Rosado.
Recebeu homenagem da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte através da proposição do deputado estadual Bernardo Amorim.
Recebeu Moção de Aplausos de autoria do vereador Rondinelli Carlos, aprovado por unanimidade, em Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Mossoró, pelos relevantes serviços prestados à história, literatura e cultura mossoroense.
Eriberto Monteiro também tem desenvolvido atividades culturais ao lado do seu companheiro de trabalho e de pesquisa, Maurílio Carneiro, destacando a pesquisa d’Os Bairros de Mossoró e a idealização e execução das ações culturais da Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte, assim como da Fundação Vingt-un Rosado.
Ele tem contribuído na cobertura fotográfica em diversos eventos culturais realizados pela Fundação Vingt-un Rosado, Academia Mossoroense de Letras (AMOL), Academia de Ciências Jurídicas e Sociais (ACJUS), Comissão Mossoroense de Folclore (COMFOLC), Academia Mossoroense de Artistas Plásticos (AMARP), Academia Mossoroense de Literatura de Cordel (AMLC), Academia Feminina de Letras e Artes de Mossoró (AFLAM), Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte, dentre outras, formando assim, um grande acervo fotográfico de eventos.
Como funcionário da Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte e colaborador da Fundação Vingt-un Rosado tem sido um agente cultural dinâmico, contribuindo sempre com as academias e afins na fomentação cultural do Rio Grande do Norte. Sua formação acadêmica em Letras e Artes fez e faz Eriberto Monteiro trilhar pelo mundo da literatura, da música e do teatro, sempre buscando fomentar a cultura mossoroense por meio do seu dinamismo e cooperativismo.