100 vezes Vingt-un – A Saga 21 – Matéria

Em setembro de 1999, quando completou 79 anos, Vingt-un ganhou toda a edição de um jornal em sua homenagem. Empresas instaladas no município, como a Petrobrás e a concessionária da Volkswagen, e as prefeituras da religião, fizeram anúncios publicitários especiais para a publicação. Sua foto não está em todos porque alguns políticos resolveram aproveitar a ocasião para aparecer. Mas, seu nome não faltou.

A criatividade de algumas propagandas é digna do pai de “seu 21“. A revendedora de automóveis chamou-o de “Veículo da cultura“. Uma loja de materiais de construção descreveu-o como “A chave do sucesso da cultura mossoroense“. A Granja São Camilo declarou-o “Mossoroense da gema“; a Câmara Municipal, “O legislador de nossa cultura“; e um posto de gasolina, “O carro-chefe de nossa história – Há 79 anos abastecendo de cultura os mossoroenses, movidos pelo combustível da abnegação“.

Famoso pelos generosos elogios que faz a terceiros, Vingt-un Rosado desenvolveu, com humildade a homenagem. “Sempre teve muita gente inteligente em Mossoró”, diz. “Mas, eu não estou nessa categoria”, afirma. “Sempre fui um *pé de boi“.

 

*Pé de boi – Trabalhador esforçado e assíduo ao serviço.