100 vezes Vingt-un – A saga 21 – Por Ibrahim Abi-ackel

Uma obra Singular

Por Ibrahim Abi-ackel

No Brasil, a preservação do patrimônio cultural depende em grande parte do Estado. São cada vez mais raras as iniciativas particulares de preservação da memória artística ou de promoção de atividades intelectuais. As que nascem à margem do erário tornam-se efêmeras pela carência de apoios ou morrem nos primeiros passos ante a soma das dificuldades.

Neste quadro desolador só o milagre explica as edições de Mossoró, no Rio Grande do Norte, vem enriquecendo sua vasta bibliografia de obras sobre o Nordeste. Sem apoio oficial, contando apenas com o desvelo e a pertinácia do seu organizador, a “Coleção Mossoroense” conta com os mais diversos temas regionais. Trata-se de monumento bibliográfico sem paralelo na história cultural do país. É todo um formidável de estudos, interpretações, memórias, correspondências, documentários, que a partir da análise do solo e dos ventos entra a fundo a formação da sociedade e no caráter do homem, em seus empreendimentos e vicissitudes, povoamento e saúde, economia e história, genealogia e artes.

Na “Coleção Mossoroense” os autores contam-se às centenas, mas pouco de seu esforço teria vindo a lume ou raro do que produziram estaria a salvo não fosse o esforço de Vingt-un Rosado, responsável pelo mérito extraordinário das publicações.

Formado pela Escola Superior de Agricultura de Lavras, Vingt-un Rosado retornou a Mossoró logo após a conclusão do curso, para entregar-se à obra de sua vida. Salvou do anonimato e talvez do perdimento parte considerável da obra literária de seus maiores,  (..) incentivando poetas e teatrólogos, espicaçando memorialistas, provocando estudiosos, remexendo arcas e baús, coleções e arquivos, juntando e publicando, sabe Deus com que dificuldades, uma biblioteca sobre o Nordeste que dificilmente se acreditaria possível a uma instituição.

A modéstia com que o faz mascara uma vontade de ferro. Imune a adiamentos e desencontros, prossegue com serenidade e obstinação na coleta das obras e em sua imediata publicação. O rol de estudos sobre o fenômeno das secas esgota praticamente o que se publicou a respeito no Brasil. As obras referentes ao sistema fundiário, com longa interpretação das primeiras leis brasileiras de legitimação da propriedade territorial suprem lacuna antiga e constituem fonte indispensável de consulta. Na verdade não há província da inteligência, desde estudos de paleontologia á poesia de vates bissextos que escape à investigação de Vingt-un . A esse imenso esforço se somam suas próprias produções, inspiradas nos problemas da terra e da gente de mossoró, escritas sempre com a parcimônia e a clareza distintivas de seu estilo.

 

Ibrahim Abi-Ackel, ex- ministro da justiça, ex-deputado federal.