Ser Escritor é… Por Eriberto Monteiro

 

BIOGRAFIA

 

JOSÉ ERIBERTO DE OLIVEIRA MONTEIRO nasceu em Mossoró/RN. Na infância-adolescência, já rabiscava os seus primeiros versos em amoricos da sua idade.

Aos quinze anos de idade montou um grupo de rock Invasão Sonora onde era o líder, cantor e compositor.

No ano de 1994 entrou na Faculdade de Letras e Artes (FALA) pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), formando na turma de 1997.

Na sua vida artística está um variado repertório de músicas que lhe renderam e ainda rendem muitos elogios. Seus parceiros musicais, quase sempre da sua roda de amigos, destacam: Francisco De Assis Sabino (conhecido como Assis Sabino), Roberto Silva, Ângelo Moretson, Saulo Russo, Antônio Serafim, Dálcio Araújo, Paulo César Xavier, Alberto Rodrigues, dentre outros.

No final de 1999, Eriberto Monteiro tornou pública duas de suas poesias musicadas e aplausos não faltaram ao mesmo.

Exerceu a função de professor, produtor de programa radiofônico, radialista e comerciário. Atualmente trabalha como funcionário público municipal lotado na Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte e colabora com a Fundação Vingt-un Rosado, sendo o editor e coordenador a reestruturação do acervo da Coleção Mossoroense.

Eriberto Monteiro é um dos responsável pela composição e publicação do Novo Boletim Bibliográfico, o informativo da Fundação Vingt-un Rosado, onde, além de editor, é revisor e diagramador.

Seu primeiro livro, “Retratos de uma paixão” (poesia), foi publicado em 2000 pela Editora Júnior, mostrando seus sentimentos pela sua amada, atual esposa Maria Rosimeire Lopes Monteiro.

Dotando de uma curiosidade e uma veia de historiador, iniciou o trabalho sobre a Capela de São Vicente, em Mossoró, com brilhantismo de um investigador que busca pela verdade dos fatos, chegando a publicar a obra “Capela de São Vicente: fé e bravura – De Vicente ao padre Sátiro“, em duas oportunidades: em 2009 pela Coleção Mossoroense e 2013, edição revista e ampliada, pela Sarau das Letras.

Escreveu e publicou, em parceria com Luiz Benício e Maria da Glória Gurgel, a revista poética em homenagem ao padre Sátiro Cavalcanti. Eriberto Monteiro é responsável por 48 estrofes das 70 que compõem a obra.

Em 2019, publicou pela Coleção Mossoroense, a obra “Capela de São Vicente: 100 anos de história e religiosidade” para comemorar o centenário da capela vicentina.

Ainda escreveu, porém não publicou por falta de incentivo financeiro: “No limite do amor” (poesia – inédito), “Em Formas de Palavras” (crônica inédito), “O Brasil tem Senso – As aventuras de um recenseador em apuros”(Conto – inédito), além do livro infantil “As macaquices do macaco“, ao lado da sua irmã, Patrícia Zirca de Medeiros.

Membro da Associação dos Escritores Mossoroenses (ASCRIM) e do Instituto Cultural do Oeste Potiguar (ICOP), Eriberto Monteiro tem desenvolvidos outros trabalhos ao lado do seu companheiro de trabalho e de pesquisa, Maurílio Carneiro, destacando a pesquisa d’Os Bairros de Mossoró.