Ser Escritor é… Por Antonio Marcos de Oliveira

 

 

BIOGRAFIA

 

ANTONIO MARCOS DE OLIVEIRA, filho de Firmo José de Oliveira e Maria Nazaré de Oliveira, nasceu em Mossoró-RN.

Concluiu o ensino fundamental e o ensino médio no Centro Educacional Jerônimo Rosado, em Mossoró-RN. Ingressou no curso de Agronomia em março de 1974 e, em 1977, diplomou-se Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), à época denominada Escola superior de Agricultura de Mossoró (ESAM).

Durante o curso de graduação, participou de cursos de extensão universitária e de congressos.

Ingressou no Banco do Brasil em 1977, tendo assumido o cargo de Agrônomo (Assessor Técnico a Nível de Carteira), durante o período de 1981 a 1991.

Em 1979, ingressou na, hoje, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte como professor, lotado na Faculdade de Ciências Econômicas de Mossoró (FACEM), como docente responsável pelas Disciplinas Administração Rural e Economia Rural, tendo sido posteriormente remanejado para o Departamento de Matemática e Estatística.

Ingressou no Programa de Pós-Graduação em Agronomia-Fitotecnia, da UFERSA, onde concluiu o curso de mestrado, em 2003, e de doutorado em 2011, oportunidades em que publicou trabalhos no segmento de consorciação de culturas, envolvendo as culturas da alface e cenoura e as culturas do milho e gliricídia, respectivamente.